prev

Camisinha Masculina

next

Método de Barreira

Camisinha é um preservativo de película fina de látex ou poliuretano que é colocado no pênis ereto antes de fazer sexo.

Eficácia
Uso Típico

82% Info

Camisinha Masculina

Use do jeito certo!

82%

Eficácia de uso

Quando há risco de aplicação incorreta, uso irregular ou simples erro humano.

98%

Eficácia com uso correto

Quando usado com 100% de precisão, não dependendo de autoadministração e utilizado exatamente de acordo com a instrução.

Cerca de 18 em cada 100 mulheres por ano vão ter uma gravidez indesejada

Cerca de 2 em cada 100 mulheres por ano vão ter uma gravidez indesejada

Para sua informação, sem uso de método contraceptivo, 85 em cada 100 mulheres jovens vão engravidar este ano.
Lembre-se: se você vai fazer, vale a pena fazer direito.

Fonte: Trussell J. Contraceptive Efficacy. Efficacy at typical and correct use figures. Em: Hatcher RA, Trussell J, Nelson AL, Cates W, Kowal D, Policar M. Contraceptive Technology: Twentieth Revised Edition. New York NY: Ardent Media, 2011.

Regime

TODA VEZ Info

Camisinha Masculina

Faça do jeito certo.

Deve-se usar uma nova camisinha masculina a cada vez que você fizer sexo.

Características

  • Proteção contra DSTs
  • Baixo custo
  • Fácil de usar

    O QUERIDINHO

    Uma das formas mais populares de contracepção, os preservativos são uma forma simples e barata de se proteger contra gravidez não programada e DSTs. Eles atuam, capturando o esperma quando ele é liberado, impedindo que entre na vagina. A ponta tem um reservatório que recolhe o sêmen e evita que ele entre na vagina quando o homem ejacula. Junto com os preservativos femininos, eles são a única forma de contracepção que protege você tanto contra DSTs como contra gravidez. O mais importante é você usar preservativo toda vez que fizer sexo.

    Existem preservativos de todos os formatos, tamanhos e, para os mais sensíveis, materiais, de forma que mesmo com alergias ou pele sensível, há preservativos que oferecem conforto.

    Camisinha Masculina - Método de Barreira
    • Camisinha masculina método contraceptivo popular
    • Como usar a Camisinha masculina

    COMO FUNCIONA

    É fácil usar preservativo: basta desenrolá-lo no pênis ereto, logo antes do sexo e pronto. Depois de tudo acabado e de o preservativo ter feito o seu trabalho, puxe-o para fora antes de o pênis perder a ereção. Segure o preservativo na base do pênis logo depois da ejaculação, para garantir que não escorregue e para evitar que vaze esperma ao retirar o pênis. Utilize o preservativo uma única vez e depois o jogue fora.

    É importante verificar qual o tipo de lubrificante adequado para uso com cada material do preservativo, pois alguns podem ter efeitos adversos sobre o material. Por exemplo, látex e lubrificante à base de óleo não combinam e usá-los juntos pode rasgar o preservativo ou fazê-lo escorregar, só para você saber.

    VANTAGENS E DESVANTAGENS

    • Pode ser usado na hora que precisar
    • Pode ser facilmente carregado com você
    • Não é afetado por outras medicações
    • Pode ser usado durante amamentação
    • Livre de hormônios
    • É fácil de utilizar
    • É a melhor proteção contra HIV/AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)
    • Interrompe o sexo
    • Pode rasgar ou sair durante o sexo se não for corretamente usado
    • Algumas pessoas são alérgicas a preservativos de látex
    • Pode causar irritação ou reações alérgicas (se tiver alergia a látex, você pode tentar usar preservativos de poliuretano)

    APRENDA A FALAR SOBRE ISSO COM:

    Profissionais da Área da Saúde

    Profissionais da Área da Saúde

    Os profissionais da área da saúde conhecem o assunto melhor do que ninguém; obtenha as respostas certas para você

    Seus Pais

    Seus Pais

    Eles conhecem você melhor do que ninguém e já passaram por isso também

    Seu Parceiro

    Seu Parceiro

    Vocês estão nessa juntos e não apenas durante a relação sexual

    PERGUNTAS FREQUENTES

    As camisinhas são eficazes na proteção contra HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)?

    Sim. Está comprovado que os preservativos conferem proteção contra infecções sexualmente transmissíveis (DSTs). Na verdade, as camisinhas (feminina e masculina) são o único método contraceptivo que também protege contra DSTs. As camisinhas oferecem níveis diferentes de redução de risco para as diversas DSTs, pois as infecções são transmitidas de forma diferente - com algumas o contágio ocorre via contato com fluidos corporais, enquanto com outras, via contato pele a pele.
    Em geral, as pesquisas mostram que as camisinhas são mais eficazes na prevenção das DSTs transmitidas por fluidos corporais, tais como a clamídia, a gonorreia e o HIV. As camisinhas também podem reduzir o risco de contrair doenças transmitidas pelo contato pele a pele, tais como herpes e papilomavírus humano (HPV). No entanto, os preservativos conseguem proteger contra essas doenças somente se as feridas estiverem em áreas por eles cobertas.

    Como as camisinhas são testadas?

    Há uma variedade de testes feitos tanto pelos órgãos regulatórios como pelos fabricantes, que incluem testes eletrônicos, de vazamento de água, de ruptura por ar e de resistência.

    Como posso verificar se a camisinha é segura para usar?

    Verifique se está dentro do prazo de validade, se tem uma marcação de aprovação de normas (FDA, ISO, CE ou a Norma Britânica Kitemark) e se foi corretamente armazenada.

    As camisinhas femininas são mais difíceis de usar do que as masculinas?

    Da mesma forma que com a maioria dos métodos de barreira, o uso correto dos preservativos pode exigir um pouco de prática. Desde que você saiba como usá-los, você logo pega o jeito.

    Quais as chances de falha da camisinha?

    Em comparação aos métodos hormonais modernos, a camisinha é menos confiável e eficaz na proteção contra gravidez, mas é o único método que protege contra DSTs, inclusive HIV/AIDS.

    Qual o nível de proteção da camisinha contra gravidez? Se a camisinha rasgar, quais são os riscos de gravidez?

    Quando utilizados conforme indicado (ou seja, sem rasgar nem estourar), os preservativos podem ser muito eficazes na prevenção tanto da gravidez como de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Se a camisinha rasgar e a mulher não estiver usando nenhuma outra forma de contracepção, como a pílula, então há risco de gravidez, de modo que você deve avaliar o uso de contraceptivo de emergência. Também há risco de contrair DSTs.

    Existem tamanhos diferentes de camisinhas?

    Os preservativos são feitos em comprimentos e larguras diferentes e os diversos fabricantes produzem tamanhos variados. Não existe um comprimento padrão para camisinha, embora as feitas de borracha natural sempre estiquem, se necessário, para se adequar ao comprimento do pênis em ereção. A largura da camisinha também pode variar. Algumas têm uma largura ligeiramente menor para permitir um encaixe "mais justinho", enquanto outras são um pouco maiores.

    É possível usar camisinha debaixo
    d´água?

    Se você for usar preservativo debaixo d´água, é importante que o coloque antes de entrar na água. Além disso, se a água contiver substâncias químicas, como cloro, ou aditivos, tais como sabão, óleo ou espuma para banho, isso pode afetar o látex.

    Usar duas camisinhas é melhor do que uma para evitar gravidez?

    O uso de dois preservativos ao mesmo tempo, seja duas camisinhas masculinas, seja uma masculina e uma feminina, não é uma boa ideia, pois o atrito pode causar rasgos em ambos ou em um deles. Se você quiser tomar precauções extras contra gravidez e estiver preocupada com a possibilidade de a camisinha rasgar, é melhor usar outra forma de contracepção. Por exemplo, usar pílula anticoncepcional, adesivo, anel vaginal ou SIU além de camisinha garante a você dupla proteção, ou seja, contra gravidez e contra DSTs.

    Qual é a melhor forma de conseguir camisinha?

    Isso depende do país onde você está, mas na sua maioria, é possível comprar preservativos em farmácias e supermercados. Você também pode conseguir camisinha em ambulatórios de planejamento familiar e com alguns médicos.

    A utilização de camisinha masculina ou feminina diminui o prazer no sexo?

    Algumas pessoas acham que os preservativos interferem na espontaneidade e nas sensações, mas pode ser divertido usá-los, quando você pegar o jeito de como têm de ser colocados.