prev

Pílula

next

Método Hormonal

A pílula é um pequeno comprimido que contém hormônios e que precisa ser ingerido pela mulher no mesmo horário todos os dias.

Eficácia
Uso Típico

91% Info

Pílula

Use do jeito certo!

91%

Eficácia de uso

Quando há risco de aplicação incorreta, uso irregular ou simples erro humano.

99%

Eficácia com uso correto

Quando usado com 100% de precisão, não dependendo de autoadministração e utilizado exatamente de acordo com a instrução.

Cerca de 9 em cada 100 mulheres por ano vão ter uma gravidez indesejada

Cerca de 1 em cada 100 mulheres por ano vão ter uma gravidez indesejada

Para sua informação, sem uso de método contraceptivo, 85 em cada 100 mulheres jovens vão engravidar este ano.
Lembre-se: se você vai fazer, vale a pena fazer direito.

Fonte: Trussell J. Contraceptive Efficacy. Efficacy at typical and correct use figures. Em: Hatcher RA, Trussell J, Nelson AL, Cates W, Kowal D, Policar M. Contraceptive Technology: Twentieth Revised Edition. New York NY: Ardent Media, 2011.

Regime

TODO DIA Info

Pílula

Faça do jeito certo.

A pílula é para ser tomada todo dia. Porém, há vários tipos diferentes de pílula, de forma que para confirmar que você a está usando corretamente, fale com um profissional da área da saúde e leia atentamente as instruções.

Características

  • Elevado nível de eficácia
  • De fácil obtenção
  • Fácil de usar

    TOME UMA PÍLULA POR DIA
    NO MESMO HORÁRIO

    A pílula é um comprimido que você toma uma vez ao dia. Há vários tipos de pílula. A pílula combinada contém estrógeno e progesterona, que impedem a liberação de óvulos pelos ovários. Ela também torna o muco cervical espesso, impedindo que o esperma atinja o óvulo. A chamada minipílula contém apenas um hormônio, a progesterona, sendo uma alternativa para mulheres em que o uso do estrógeno é contraindicado.

    Você deve tomar a pílula no mesmo horário todos os dias, tendo ou não feito sexo. Pergunte a um profissional da área da saúde se a pílula combinada é um método contraceptivo adequado para você com base no seu histórico médico e, se sim, qual o melhor tipo no seu caso.

    Pílula
    • Como tomar a pílula
    • Como tomar a pílula

    COMO FUNCIONA

    Usar pílula é igual a tomar outros comprimidos: é só colocar uma na boca e ingerir. Você deve ingerir a pílula no mesmo horário todos os dias, tendo ou não feito sexo. Esquecer de tomar a pílula significa que ela não terá a mesma eficácia e você poderá engravidar. Se você pular 1 ou mais pílulas ou iniciar uma nova cartela com atraso, consulte o Folheto de Informações à Paciente fornecido na embalagem. Em caso de dúvida, pergunte a um profissional da área da saúde.

    As diversas pílulas têm ciclos diferentes, sendo que com alguns tipos, você tem de tomar pílulas sem hormônios durante os intervalos de pausa para manter a ingestão contínua. Baixe o nosso lembrete de pílula para controlar sua rotina e ficar protegida.

    VANTAGENS E DESVANTAGENS

    • Altamente eficaz quando utilizada conforme indicação
    • Fácil de usar
    • Possibilita a não interrupção da vida sexual, permitindo desfrutá-la com espontaneidade
    • Algumas pílulas podem reduzir o fluxo e a dor nas menstruações
    • Algumas pílulas podem ter efeito positivo na acne
    • Pode ser tomada durante muito tempo
    • Pode causar cefaleia e alterações de humor em algumas mulheres
    • Exige que você controle o número de dias em que é tomada
    • Pode causar mastalgia, náuseas, cefaleia e alterações no peso
    • Pode causar alterações no ciclo menstrual
    • Não é comum, mas algumas mulheres que tomam pílula desenvolvem aumento da pressão arterial
    • É raro, mas algumas mulheres podem ter coágulos de sangue (trombose), ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais
    • Não protege contra infecção por HIV (AIDS) e outras doenças sexualmente transmissíveis (DST)

    APRENDA A FALAR SOBRE ISSO COM:

    Profissionais da Área da Saúde

    Profissionais da Área da Saúde

    Os profissionais da área da saúde conhecem o assunto melhor do que ninguém; obtenha as respostas certas para você

    Seus Pais

    Seus Pais

    Eles conhecem você melhor do que ninguém e já passaram por isso também

    Seu Parceiro

    Seu Parceiro

    Vocês estão nessa juntos e não apenas durante a relação sexual

    PERGUNTAS FREQUENTES

    As pílulas são todas iguais?

    Não, há muitos tipos diferentes de pílulas anticoncepcionais no mercado e cada uma é ligeiramente diferente. O importante é seguir rigorosamente as instruções que vêm junto com a embalagem. É importante tomar a pílula como indicado na bula, porque deixar de tomar ou tomar fora do horário certo diminui a eficácia. Se você tiver dúvidas sobre como tomar a pílula, peça orientação a um profissional da área da saúde.

    O que tem dentro da pílula?

    A maioria dos hormônios utilizados nas pílulas são formas sintéticas dos hormônios naturais progesterona e estrógeno. Algumas contêm apenas progesterona, por ex. as minipílulas, outras contêm uma associação de progesterona com estrógeno, por ex. a chamada pílula combinada.
    A pílula combinada devido a ação hormonal impede a ovulação e espessa o muco do colo uterino mais espesso o que impede a passagem dos espermatozoides entre outras ações.
    A pílula composta apenas por progesterona atua, tornando o muco mais espesso na entrada do útero. Em algumas mulheres ela também pode impedir a ovulação.

    Existem pílulas anticoncepcionais que oferecem outros benefícios?

    Algumas pílulas anticoncepcionais podem melhorar a pele e o cabelo; outras ajudam com sintomas, tais como acne, tensão pré-menstrual (TPM) e sangramento menstrual irregular. Consulte seu médico para saber qual o melhor tipo para você.

    Qual é o nível de confiabilidade da pílula?

    A pílula é uma das formas de contracepção mais confiáveis, oferecendo grau bem elevado de proteção contra gravidez, quando tomada conforme indicado.

    Eu deixei de tomar uma pílula da cartela / Eu vomitei / Eu tive diarreia. O que eu devo fazer?

    Eu devo para de tomar a pílulas de tempos em tempos para permitir um descanso ao corpo?

    Não é necessário para de tomar a pílula, a menos que você deseje engravidar.
    Não há nenhum efeito na fertilidade a longo prazo, mesmo se você tomar contraceptivos hormonais durante anos.

    Quanto tempo vai levar para engravidar depois de ter tomado pílula?

    A contracepção hormonal não causa infertilidade. A maior parte das mulheres restabelece a fertilidade logo após a arada da pílula, algumas vezes pode demorar um pouco para o corpo, mas isso é apenas temporário. A fertilidade volta ao nível anterior, não importa por quanto tempo você tenha feito uso de método contraceptivo hormonal. Em um grande estudo de vigilância, cerca de 20% das mulheres que pararam de tomar a pílula combinada para engravidar, já ficaram grávidas no prazo de quatro semanas após a interrupção da ingestão. Mais de 40% ficaram grávidas nos três primeiros meses depois de pararem de tomar a pílula.

    E se eu não gostar da pílula que estou tomando - posso trocar?

    Há muitas pílulas diferentes no mercado e todas são ligeiramente diferentes. Se você achar que a pílula que está tomando não lhe agrada, há muitas outras para escolher! No entanto, geralmente leva alguns meses até o corpo se acostumar com uma determinada pílula e trocas demasiado frequentes podem impedir você de encontrar um tipo adequado. Peça orientação a seu médico ou um profissional da área da saúde.

    Quando eu devo começar a tomar a pílula?

    Se você não tiver usado nenhum anticoncepcional com hormônios no mês anterior, você deve começar a tomar a pílula no primeiro dia do seu ciclo. Se você começar a tomar a pílula no primeiro dia da sua menstruação, você fica imediatamente protegida contra gravidez. Você deve escolher uma hora do dia que vai ser fácil lembrar e cuide para que você tome a pílula no mesmo horário todos os dias.

    A pílula é para tomar todo dia?

    Depende do tipo de pílula. A maioria das pílulas utiliza um ciclo de 28 dias incluindo o intervalo sem pílula ou placebo, o que significa que você usa uma nova cartela a cada ciclo.
    Com algumas você tem de tomar uma pílula hormonal todos os dias. Com outras você toma uma pílula hormonal todos os dias durante 21 ou 24 ou mesmo 26 dias do ciclo e depois faz uma pausa sem hormônio de 7 ou 4 ou apenas 2 dias, quando não se toma pílula ou se toma uma pílula sem hormônio.
    Durante essa pausa, você ainda está protegida e tem um sangramento semelhante à menstruação.