prev

DIU de Cobre

next

Método Intrauterino

Dispositivo em forma de T que contém cobre e que é colocado dentro do útero por profissional da área da saúde.

Eficácia
Uso Típico

99% Info

DIU de Cobre

Use do jeito certo!

99%

Eficácia de uso

Quando há risco de aplicação incorreta, uso irregular ou simples erro humano.

99%

Eficácia com uso correto

Quando usado com 100% de precisão, não dependendo de autoadministração e utilizado exatamente de acordo com a instrução.

Cerca de 1 em cada 100 mulheres por ano vão ter uma gravidez indesejada

Cerca de 1 em cada 100 mulheres por ano vão ter uma gravidez indesejada

Para sua informação, sem uso de método contraceptivo, 85 em cada 100 mulheres jovens vão engravidar este ano.
Lembre-se: se você vai fazer, vale a pena fazer direito.

Fonte: Trussell J. Contraceptive Efficacy. Efficacy at typical and correct use figures. Em: Hatcher RA, Trussell J, Nelson AL, Cates W, Kowal D, Policar M. Contraceptive Technology: Twentieth Revised Edition. New York NY: Ardent Media, 2011.

Regime

5-10 ANOS Info

DIU de Cobre

Faça do jeito certo.

O DIU de Cobre só pode ser inserido por profissional qualificado da área da saúde, uma vez a cada 5 a 10 anos dependendo do tipo.

Características

  • Elevado nível de eficácia
  • De longa duração Reversível
  • Fácil de esconder

    O DIU de Cobre

    O DIU de Cobre pode soar um pouco revolucionário, mas significa apenas dispositivo intrauterino, sendo que intrauterino quer dizer dentro do útero. Pode parecer estranho, mas é um dispositivo pequeno, em forma de T, bastante eficaz, com um fio ou cilindros de cobre, que é colocado dentro do útero por um profissional da área da saúde. O DIU de Cobre libera íons de cobre que imobilizam o esperma e dificultam bastante a sua motilidade em torno do útero, mas não impedem os ovários de liberarem um óvulo por mês. Na rara ocasião em que um espermatozoide consegue ultrapassar essa barreira, o cobre também impede a implantação do ovo fecundado na parede do útero. O DIU de Cobre, depois de colocado no útero, pode permanecer no lugar por até 5 ou 10 anos (dependendo do tipo) ou até você decidir retirá-lo. Nada de revolucionário - apenas bom senso.

    Dispositivo Intrauterino - DIU - Método Intrauterino
    • Como funciona o Dispositivo Intrauterino - DIU
    • Como usar o Dispositivo Intrauterino - DIU
    • Como usar o Dispositivo Intrauterino - DIU

    COMO FUNCIONA

    Depois que o profissional da área da saúde confirmou que o DIU de Cobre é um método adequado para você com base em seu histórico médico e você decidiu usá-lo, não há muito a fazer.
    O DIU de Cobre é inserido no útero da mulher através da vagina por um profissional da área da saúde bem treinado e aí permanece por até 5 ou 10 anos, dependendo do tipo. Claro que você pode mudar de ideia a qualquer momento e solicitar a um profissional da área da saúde para simplesmente retirá-lo para você. Depois de o DIU de Cobre ser removido, o efeito contraceptivo passa logo e você pode engravidar tão rápido quanto mulheres que não utilizaram anticoncepcional.

    O DIU de cobre é bastante eficaz, mas não é um método adequado para todas as mulheres. É por esta razão que, para ter certeza, você precisa antes conversar com um profissional da área da saúde para confirmar que se trata do meio contraceptivo correto para você.

    VANTAGENS E DESVANTAGENS

    • Pode permanecer no lugar por até 5 ou 10 anos (de acordo com o tipo), mas pode ser retirado a qualquer momento
    • Com taxa de 99%, é um dos métodos contraceptivos mais eficazes
    • Adequado para mulheres que desejam um meio contraceptivo reversível de longa duração por até 5 ou 10 anos e querem evitar esquemas de controle diário, semanal ou mensal
    • Não interrompe o sexo
    • Não é afetado por outras medicações
    • Pode ser uma alternativa às mulheres para as quais o uso do hormônio estrógeno é contraindicado
    • Pode ser usado durante a amamentação
    • A fertilidade retorna aos níveis anteriores depois da retirada do DIU de Cobre
    • Requer a assistência de um profissional da área da saúde treinado para colocação e remoção
    • Pode causar cólicas e/ou sangramento irregular
    • Algumas mulheres apresentam cefaléia e sensibilidade após colocação do DIU de Cobre
    • Apesar de raro pode ocorrer infecção na inserção, expulsão ou perfuração uterina
    • Não protege contra infecção por HIV (AIDS) e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)
    • Pode tornar o fluxo menstrual mais intenso

    APRENDA A FALAR SOBRE ISSO COM:

    Profissionais da Área da Saúde

    Profissionais da Área da Saúde

    Os profissionais da área da saúde conhecem o assunto melhor do que ninguém; obtenha as respostas certas para você

    Seus Pais

    Seus Pais

    Eles conhecem você melhor do que ninguém e já passaram por isso também

    Seu Parceiro

    Seu Parceiro

    Vocês estão nessa juntos e não apenas durante a relação sexual

    PERGUNTAS FREQUENTES

    É dolorida a colocação do DIU de Cobre?

    Em geral a inserção do DIU de Cobre(Dispositivo Intrauterino) é bem tolerada pela maioria das mulheres. Pode-se aplicar anestesia local no colo uterino antes da colocação. Algumas mulheres podem sentir dor e tontura após a inserção, que normalmente desaparecem depois de um curto intervalo de repouso.

    O DIU de Cobre pode ser usado como método de contracepção de emergência?

    O DIU de Cobre pode ser usado como contraceptivo de emergência, devendo ser inserido dentro de 5 a 8 dias (idealmente dentro de 120 horas) após ato sexual sem proteção. Por causa do procedimento de inserção, o DIU de Cobre não é adequado para uso regular como método de contracepção de emergência.

    O meu parceiro ou eu sentimos o DIU de Cobre durante a relação sexual?

    Nem você nem seu parceiro devem sentir o DIU de Cobre durante o ato sexual. Se sentirem, deve-ser evitar ter relações sexuais até seu médico verificar se o DIU de Cobre ainda está no local correto. Alguns parceiros podem sentir os fios de remoção do DIU, mas isso não é comum. Se isso ocorrer não costuma causar problemas nem dor no parceiro e o médico tem como tomar atitudes para contornar a situação.

    O DIU de Cobre pode sair ou ficar preso no útero?

    O DIU de Cobre deve ser inserido por profissional da área da saúde devidamente treinado que vai seguir o procedimento necessário para garantir que seja colocado no local correto. Às vezes, as contrações musculares do útero durante a menstruação podem tirá-lo do lugar ou expulsá-lo. Muito raramente pode ocorrer perfuração da parede do útero. Se a usuária de DIU de Cobre tiver sangramento fora do normal, dor ou desconforto, o médico deve ser informado o mais rápido possível.

    É seguro usar absorvente interno durante a menstruação se eu estiver usando DIU de Cobre?

    Sim, não há nenhum problema em utilizá-los enquanto tem o DIU de Cobre. Isso porque o DIU de Cobre se localiza dentro do útero enquanto que o coletor ou o absorvente íntimo ficam no interior da vagina, estes são separados pelo colo do útero não havendo contato entre eles. O único cuidado a ser tomado é ao se manipular o coletor ou absorvente íntimo em não puxar acidentalmente os fios de remoção. Os fios geralmente ficam muito curtos, não sendo alcançáveis com os dedos, mas vale ter atenção ao retirar o coletor/absorvente. Estudo realizado com usuárias de absorvente comum, absorvente íntimo e coletor menstrual não encontrou diferenças na taxa de expulsão.

    Vou ter sangramento depois de colocar DIU de Cobre?

    As mulheres que usam DIU de Cobre são mais suscetíveis a ter aumento do sangramento mensal do que as não usuárias. Isso normalmente ocorre por causa da maior duração e intensidade do fluxo menstrual, mas também pode decorrer de sangramento irregular e escape entre os períodos.

    Por quanto tempo é seguro usar DIU de Cobre?

    O DIU de Cobre pode ser deixado no lugar por 5 até 10 anos, dependendo do tipo. Após esse intervalo, é preciso substituí-lo por um novo dispositivo. Se esse método de contracepção funcionar bem para você e ainda quiser usar uma opção de contracepção de longa duração, converse com seu médico ou profissional da área da saúde para continuar utilizando esse método.

    O DIU de Cobre vai afetar a menstruação?

    Mulheres com DIU de Cobre podem apresentar aumento da duração e da intensidade do fluxo menstrual.