prev

DIU Hormonal (SIU)

next

Método Intrauterino

Pequeno dispositivo em forma de T que libera hormônios, colocado no útero por profissional da área da saúde.

Eficácia
Uso Típico

99% Info

DIU Hormonal (SIU)

Use do jeito certo!

99%

Eficácia de uso

Quando há risco de aplicação incorreta, uso irregular ou simples erro humano.

99%

Eficácia com uso correto

Quando usado com 100% de precisão, não dependendo de autoadministração e utilizado exatamente de acordo com a instrução.

Cerca de 1 em cada 100 mulheres por ano vão ter uma gravidez indesejada

Cerca de 1 em cada 100 mulheres por ano vão ter uma gravidez indesejada

Para sua informação, sem uso de método contraceptivo, 85 em cada 100 mulheres jovens vão engravidar este ano.
Lembre-se: se você vai fazer, vale a pena fazer direito.

Fonte: Trussell J. Contraceptive Efficacy. Efficacy at typical and correct use figures. Em: Hatcher RA, Trussell J, Nelson AL, Cates W, Kowal D, Policar M. Contraceptive Technology: Twentieth Revised Edition. New York NY: Ardent Media, 2011.

Regime

3-5 ANOS Info

DIU Hormonal (SIU)

Faça do jeito certo.

O DIU Hormonal (SIU) só pode ser inserido por profissional da área da saúde qualificado, a cada 3 a 5 anos dependendo do tipo.

Características

  • Elevado nível de eficácia
  • De longa duração Reversível
  • Fácil de esconder

    BARRANDO O ESPERMA
    NO MEIO DO CAMINHO

    O DIU Hormonal (SIU) é um dispositivo pequeno e macio em forma de T, com um reservatório que contém o hormônio progesterona. Ele é colocado no útero por um profissional da área da saúde. O DIU Hormonal (SIU) atua por meio da liberação contínua de uma dose baixa de progesterona no útero. Ele torna espesso o muco do colo uterino, o que dificulta a motilidade do esperma para alcançar o óvulo, e também afina a parede do útero. Com 99% de eficácia, é um dos métodos contraceptivos mais eficazes. É um método excelente para quem é do tipo superorganizada, esquecida, que viaja muito e para toda mulher que não quer engravidar. Porém, há alguns fatores de risco individuais que tornam o DIU Hormonal (SIU) não recomendável para algumas mulheres. Portanto, consulte um profissional da área da saúde para saber mais sobre a sua situação específica.

    DIU Hormonal (SIU) - Método Intrauterino
    • DIU Hormonal (SIU) parando o esperma em suas trilhas
    • Como funciona o DIU Hormonal (SIU)
    • Como usar o DIU Hormonal (SIU)

    COMO FUNCIONA

    O uso do DIU Hormonal (SIU) exige apenas uma consulta com um profissional da área da saúde para verificar se esse método é adequado para você. Depois de o DIU Hormonal (SIU) ser colocado por profissional da área da saúde com prática em inserção, você fica bem protegida contra gravidez por até 5 anos, mas você pode pedir para retirar quando desejar. Depois de o DIU Hormonal (SIU) ser retirado, o efeito contraceptivo passa logo e você pode engravidar tão rápido quanto mulheres que não utilizaram anticoncepcional.

    VANTAGENS E DESVANTAGENS

    • Pode permanecer no lugar durante 5 anos, mas pode ser retirado a qualquer momento
    • Com taxa de 99%, é um dos métodos contraceptivos mais eficazes
    • Não interrompe o sexo
    • Períodos menstruais intensos podem apresentar redução do fluxo e da dor
    • Algumas mulheres podem apresentar queda na frequência e na duração das menstruações ou no fluxo
    • Adequado para mulheres que desejam um meio contraceptivo reversível de longa duração por até 5 anos e querem evitar esquemas de uso diário, semanal ou mensal
    • Pode ser usado durante amamentação
    • A fertilidade volta ao nível anterior depois da remoção do SIU (DIU Hormonal)
    • Requer a assistência de um profissional da área da saúde treinado para colocação e retirada
    • Sangramento irregular e leve podem ser comuns nos primeiros 6 meses de uso
    • Algumas mulheres apresentam cefaléia, sensibilidade e acne após colocação do DIU Hormonal (SIU)
    • Pode causar cólicas e/ou sangramento irregular
    • É raro mas pode haver um risco de infecção na inserção, perfuração e expulsão do sistema
    • Não protege contra infecção por HIV (AIDS) e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)

    APRENDA A FALAR SOBRE ISSO COM:

    Profissionais da Área da Saúde

    Profissionais da Área da Saúde

    Os profissionais da área da saúde conhecem o assunto melhor do que ninguém; obtenha as respostas certas para você

    Seus Pais

    Seus Pais

    Eles conhecem você melhor do que ninguém e já passaram por isso também

    Seu Parceiro

    Seu Parceiro

    Vocês estão nessa juntos e não apenas durante a relação sexual

    PERGUNTAS FREQUENTES

    A colocação do DIU Hormonal (SIU) é dolorida?

    Em geral, a inserção do DIU Hormonal (SIU) é bem tolerada pela maioria das mulheres. Algumas usuárias podem sentir dor e tontura após a inserção, que normalmente desaparecem depois de um curto intervalo de repouso. Antes da inserção pode-se utilizar analgésicos comuns ou aplicar anestesia local no colo uterino.

    O DIU Hormonal (SIU) também pode ser utilizado como método de contracepção de emergência?

    Não há estudo do SIU (DIU Hormonal) para uso como contraceptivo de emergência.

    O DIU Hormonal (SIU) pode sair ou ficar preso no útero?

    O DIU Hormonal (SIU) deve ser inserido por profissional da área da saúde qualificado, que vai seguir o procedimento necessário para garantir a sua colocação correta. Às vezes, as contrações musculares do útero durante a menstruação podem tirá-lo do lugar ou expulsá-lo. Muito raramente pode haver perfuração da parede do útero. Se a usuária de DIU Hormonal (SIU) tiver algum sangramento fora do normal, dor ou desconforto, o médico ou profissional da área da saúde deve ser informado o mais rápido possível.

    O meu parceiro ou eu sentimos o DIU Hormonal (SIU) durante a relação sexual?

    Nem você nem seu parceiro devem sentir o DIU Hormonal (SIU) durante o ato sexual. Se sentirem, deve-se evitar relações sexuais até seu médico ou profissional da área da saúde verificar se o DIU Hormonal (SIU) ainda está corretamente colocado. Alguns parceiros podem sentir os fios de remoção do DIU, mas isso não é comum. Se isso ocorrer não costuma causar problemas nem dor no parceiro e o médico tem como tomar atitudes para contornar a situação.

    Qual é a diferença entre DIU Hormonal (SIU) e DIU de Cobre?

    Qual é a diferença entre um DIU Hormonal (SIU) e DIU de Cobre?

    O DIU de Cobre(Dispositivo Intrauterino) é um dispositivo pequeno de plástico em formato de T, recoberto por cobre ou outros metais, que é inserido na cavidade do útero. O DIU Hormonal (SIU) é composto por dois elementos: o dispositivo de plástico em formato de T e um cilindro que contém o hormônio progesterona, que vai sendo liberado aos poucos. O DIU Hormonal (SIU) e DIU de Cobre têm várias características diferentes e funcionam de forma também distinta. Fale com seu médico ou profissional da área da saúde para saber qual a opção mais adequada para você.

    É seguro usar absorventes internos durante a menstruação se eu estiver usando DIU Hormonal (SIU)?

    Sim, não há nenhum problema em utilizá-los enquanto tem o DIU Hormonal (SIU). Isso porque o DIU Hormonal (SIU) se localiza dentro do útero enquanto que o coletor ou o absorvente íntimo ficam no interior da vagina, estes são separados pelo colo do útero não havendo contato entre eles. O único cuidado a ser tomado é ao se manipular o coletor ou absorvente íntimo em não puxar acidentalmente os fios de remoção. Os fios geralmente ficam muito curtos, não sendo alcançáveis com os dedos, mas vale ter atenção ao retirar o coletor/absorvente. Estudo realizado com usuárias de absorvente comum, absorvente íntimo e coletor menstrual não encontrou diferenças na taxa de expulsão.

    Vou ter sangramento depois de colocar DIU Hormonal (SIU)?

    A progesterona liberada pelo DIU Hormonal (SIU) faz com que a parede do útero se torne bem fina. Portanto, sua menstruação pode mudar e você ter períodos mais curtos ou mais longos, sangramento mais leve ou mais intenso ou absolutamente nenhum sangramento. O mais comum é a redução ou ausência de fluxo menstrual. Quando o DIU Hormonal (SIU) é colocado pela primeira vez, antes de a parede ficar bastante fina, as mulheres podem ter escape (pequeno sangramento) não previsto, que normalmente desaparece após os primeiros meses de uso. Se não desaparecer, você deve consultar seu médico ou profissional da área da saúde para verificar se o sangramento não está ligado a outra causa.

    Os hormônios no DIU Hormonal (SIU) afetam os períodos?

    Muitas mulheres com DIU Hormonal (SIU) têm sangramento em menor quantidade e intensidade depois da sua colocação. Algumas usuárias podem não ter mais nenhum período.

    Tem algum problema usar DIU Hormonal (SIU) por mais tempo que o indicado de cinco anos?

    O DIU Hormonal (SIU) pode ser deixado no lugar por até cinco anos. Após esse tempo, ele precisa ser substituído por um novo dispositivo. Se esse método de contracepção funcionou bem para você e você ainda quiser usar uma opção de contracepção de longa duração, converse com seu médico sobre o que fazer para continuar a utilizá-lo.