prev

Implante Contraceptivo

next

Método Hormonal

Bastão pequeno de silicone que libera hormônios, colocado sob a pele por profissional da área da saúde.

Eficácia
Uso Típico

99% Info

Implante
Contraceptivo

Use do jeito certo!

99%

Eficácia de uso

Quando há risco de aplicação incorreta, uso irregular ou simples erro humano.

99%

Eficácia com uso correto

Quando usado com 100% de precisão, não dependendo de autoadministração e utilizado exatamente de acordo com a instrução.

Cerca de 1 em cada 100 mulheres por ano vão ter uma gravidez indesejada

Cerca de 1 em cada 100 mulheres por ano vão ter uma gravidez indesejada

Para sua informação, sem uso de método contraceptivo, 85 em cada 100 mulheres jovens vão engravidar este ano.
Lembre-se: se você vai fazer, vale a pena fazer direito.

Fonte: Trussell J. Contraceptive Efficacy. Efficacy at typical and correct use figures. Em: Hatcher RA, Trussell J, Nelson AL, Cates W, Kowal D, Policar M. Contraceptive Technology: Twentieth Revised Edition. New York NY: Ardent Media, 2011.

Regime

3 ANOS Info

Implante
Contraceptivo

Faça do jeito certo.

O implante anticoncepcional só pode ser inserido por profissional qualificado da área da saúde, uma vez a cada 3 a 5 anos dependendo do tipo.

Características

  • Elevado nível de eficácia
  • De longa duração Reversível
  • Fácil de esconder

    PEQUENOS PALITOS DE HORMÔNIOS?

    O implante anticoncepcional pode soar de início um pouco revolucionário, mas é realmente um meio contraceptivo bastante eficaz e discreto. Quase do mesmo tamanho que um palito, o implante é colocado logo abaixo da pele na parte superior do braço, onde, a partir de um reservatório, libera continuamente na corrente sanguínea o hormônio progesterona em pequenas doses. O hormônio impede os ovários de liberarem óvulos, mas também torna o muco cervical mais espesso, dificultando a motilidade do esperma ao redor do útero e a fertilização dos óvulos. No entanto, nem todas as mulheres podem usar esse método, consulte seu médico caso queira saber mais.

    Implante Contraceptivo - Método Hormonal
    • Como usar o Implante Contraceptivo
    • Como usar o Implante Contraceptivo

    COMO FUNCIONA

    Depois que você se decidir, após conversar com um profissional da área da saúde, que o implante é o método contraceptivo ideal para você, esse profissional confirma que você não está grávida e que o implante pode ser colocado. Com anestesia local, um profissional da área da saúde bem treinado anestesia uma pequena área na parte superior interna do braço e insere o implante logo abaixo da superfície da pele com uma agulha especial. Depois de concluída a colocação, há pouco ou nada a fazer ou lembrar. É verdade, o implante libera quantidades pequenas de hormônios no sangue por até 3 anos. É adequado para mulheres que desejam um meio contraceptivo bastante eficaz e reversível de longa duração e querem evitar um esquema de controle diário, semanal ou mensal. Pode ser removido a qualquer momento com um procedimento simples por um profissional da área da saúde bem treinado. Depois de retirado o implante, o efeito contraceptivo passa logo e você pode engravidar tão rápido quanto mulheres que não utilizaram anticoncepcional.

    VANTAGENS E DESVANTAGENS

    • Com taxa de 99%, é o método contraceptivo mais eficaz que existe
    • Adequado para mulheres que desejam um meio contraceptivo reversível de longa duração por até 3 anos e querem evitar esquemas de controle diário, semanal ou mensal
    • Não interrompe o sexo
    • Pode ser uma alternativa às mulheres para as quais o uso do hormônio estrógeno é contraindicado
    • Pode ser usado durante a amamentação após o parto
    • Em algumas mulheres, períodos menstruais intensos podem apresentar redução do fluxo e da dor
    • Requer a assistência de um profissional da área da saúde treinado para colocação e remoção
    • Pode inicialmente causar alteração dos padrões de sangramento
    • Pode causar alteração de peso, dor abdominal e nos seios
    • Não protege contra infecção por HIV (AIDS) e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)

    APRENDA A FALAR SOBRE ISSO COM:

    Profissionais da Área da Saúde

    Profissionais da Área da Saúde

    Os profissionais da área da saúde conhecem o assunto melhor do que ninguém; obtenha as respostas certas para você

    Seus Pais

    Seus Pais

    Eles conhecem você melhor do que ninguém e já passaram por isso também

    Seu Parceiro

    Seu Parceiro

    Vocês estão nessa juntos e não apenas durante a relação sexual

    PERGUNTAS FREQUENTES

    Por que o implante contraceptivo tem de ser substituído após três anos?

    O implante contém um reservatório com progesterona que é liberada em doses bem baixas durante três anos, para evitar gravidez. Ele precisa ser substituído após esse tempo, porque acaba o hormônio no reservatório.

    É possível sentir o implante anticoncepcional ou vê-lo por fora?

    O implante é mais ou menos do tamanho de um palito de fósforo e é inserido sob a pele no lado interno da parte superior do braço. Ele pode ser facilmente sentido, mas não é muito visível, exceto se for especificamente procurado. Fica uma pequena marca no ponto de inserção, mas que não é muito visível, desde que o implante tenha sido colocado por profissional da área da saúde devidamente qualificado.

    Os hormônios afetam a menstruação?

    Muitas mulheres acham que períodos intensos e doloridos diminuem. Às vezes pode haver sangramento irregular no começo, mas que deve desaparecer após os primeiros meses de uso.

    Quando se deve colocar o implante?

    Após consulta com profissional da área da saúde e confirmação de que você não está grávida, o implante deve ser inserido no prazo de 7 dias depois do início do ciclo menstrual ou imediatamente ou no prazo de 7 dias após aborto. Se o implante contraceptivo for colocado fora desses prazos, você vai precisar usar outro método não hormonal (de barreira) nos 7 dias seguintes. Em caso de dúvidas, consulte um profissional da área da saúde.

    O procedimento para colocação do implante é dolorido?

    É usada anestesia local, de modo que não deve haver muita dor e o procedimento leva apenas alguns minutos. Pode haver um pouco de dor e hematoma depois da colocação.

    Posso usar o implante durante a amamentação?

    Estudos não demonstraram efeitos nocivos significativos no crescimento nem na saúde de crianças, cujas mães começaram a usar implantes contraceptivos seis semanas após o parto. Não há dados que endossam o uso de implantes antes de seis semanas após o parto.

    Quanto tempo depois da retirada eu posso engravidar?

    Depois de retirado o implante, o efeito contraceptivo passa logo e você pode engravidar tão rápido quanto mulheres que não utilizaram nenhum anticoncepcional.