prev

Coito Interrompido

next

Outro Método

O método de coito interrompido não precisa de hormônios nem de dispositivos, apenas do momento certo e de um bocado de sorte.

Eficácia
Uso Típico

78% Info

Coito
Interrompido

Use do jeito certo!

78%

Eficácia de uso

Quando há risco de aplicação incorreta, uso irregular ou simples erro humano.

96%

Eficácia com uso correto

Quando usado com 100% de precisão, não dependendo de autoadministração e utilizado exatamente de acordo com a instrução.

Cerca de 22 em cada 100 mulheres por ano vão ter uma gravidez indesejada

Cerca de 4 em cada 100 mulheres por ano vão ter uma gravidez indesejada

Para sua informação, sem uso de método contraceptivo, 85 em cada 100 mulheres jovens vão engravidar este ano.
Lembre-se: se você vai fazer, vale a pena fazer direito.

Fonte: Trussell J. Contraceptive Efficacy. Efficacy at typical and correct use figures. Em: Hatcher RA, Trussell J, Nelson AL, Cates W, Kowal D, Policar M. Contraceptive Technology: Twentieth Revised Edition. New York NY: Ardent Media, 2011.

Regime

TODA VEZ Info

Coito
Interrompido

Faça do jeito certo.

O método de coito interrompido tem de ser usado antes de seu parceiro ejacular, toda vez que vocês fizerem sexo. Ele tem baixíssimo nível de confiabilidade e apenas limita as chances de o esperma atingir o óvulo.

Características

  • Custo zero
  • De caráter espontâneo

    CORTANDO A DIVERSÃO

    O Método de Coito Interrompido não tem nada de científico para compartilhar com você, sendo que já devia ser praticado bem antes de sabermos o que era ciência. Também conhecido como "tirar na hora" ou "gozar nas coxas", esse método exige grande autocontrole, experiência e confiança, e como tal, não é nada confiável. Ele funciona, às vezes, com o homem retirando o pênis da vagina antes de ejacular, limitando as chances de o esperma atingir o óvulo. Porém, nem todo o esperma é liberado no clímax, sendo que um pouco é mais apressadinho, de forma que mesmo se o homem terminar fora da vagina, você ainda pode acabar grávida.

    Coito Interrompido
    Como usar o Coito Interrompido

    COMO FUNCIONA

    Não precisa de muito estudo para entender como o Método de Coito Interrompido funciona: o homem retira o pênis antes do clímax para minimizar o risco de entrada de esperma na vagina e, portanto, de atingir o óvulo. A palavra-chave é minimizar, ou seja, pode haver liberação de esperma, e esse esperma ainda pode fecundar óvulos. Homens que utilizam o método de coito interrompido devem ser capazes de saber quando estão chegando ao ponto da excitação sexual em que não é mais possível parar ou retardar a ejaculação. Se você não conseguir prever este momento com precisão, o coito interrompido não será muito eficaz. Mesmo se o homem tirar na hora, ainda pode ocorrer gravidez. Alguns especialistas acreditam que o líquido pré-ejaculatório, ou pré-gozo, pode conter esperma deixado na uretra de ejaculação anterior suficiente para causar gravidez.

    Este não é um método que seria recomendado por profissionais da área da saúde, ou pelos milhões de pessoas que o experimentaram, cortaram a diversão antes do fim e acabaram tendo uma gravidez não programada.

    VANTAGENS E DESVANTAGENS

    • Não é afetado por outras medicações
    • Pode ser usado durante amamentação
    • Livre de hormônios
    • Baixíssimo nível de confiabilidade
    • Interrompe o sexo
    • Não protege contra infecção por HIV (AIDS) e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)

    APRENDA A FALAR SOBRE ISSO COM:

    Profissionais da Área da Saúde

    Profissionais da Área da Saúde

    Os profissionais da área da saúde conhecem o assunto melhor do que ninguém; obtenha as respostas certas para você

    Seus Pais

    Seus Pais

    Eles conhecem você melhor do que ninguém e já passaram por isso também

    Seu Parceiro

    Seu Parceiro

    Vocês estão nessa juntos e não apenas durante a relação sexual

    PERGUNTAS FREQUENTES

    Algumas posições sexuais são melhores do que outras quando se usa o método de coito interrompido?

    Não há influência da posição, também conhecido como “tirar na hora” ou “gozar nas coxas”, esse método exige enorme autocontrole, experiência e confiança, e por isso, não é nada confiável. Ele funciona, às vezes, com o homem retirando o pênis da vagina antes de ejacular, limitando as chances de o espermatozoide atingir o óvulo. Em cada ejaculação são liberados 400 milhões de espermatozoides. Porém, nem todo espermatozoide é ejaculado no clímax, sendo que alguns são mais apressadinhos e conseguem sobreviver no útero por até cinco dias, de forma que mesmo se o homem terminar fora da vagina, ele ainda pode acabar engravidando a parceira.

    Tomar banho depois do coito interrompido ajuda a evitar gravidez?

    De forma nenhuma. De qualquer forma, é muito melhor tomar banho e cuidar para que não chegue perto da vagina nada com o conteúdo da ejaculação no intervalo de uma a seis horas, tempo de sobrevivência dos espermatozoides fora do corpo.

    O método de coito interrompido funciona mesmo durante a ovulação?

    Como a mulher é mais fértil nos poucos dias antes ou depois da ovulação, é aconselhável evitar ter relações sexuais durante esse intervalo de tempo se não quiser engravidar. Mesmo os métodos de contracepção mais infalíveis têm uma pequeníssima taxa de falha e como o método de coito interrompido tem um índice de eficácia de apenas 78%, seria melhor evitar ter relações sexuais durante esse período de tempo.

    Qual é o índice de eficácia do método de coito interrompido?

    O coito interrompido é menos eficaz do que a maioria dos outros métodos contraceptivos. Da forma como é usado, o percentual de eficácia é de apenas 78 por cento, o que significa que de cada 100 mulheres cujos parceiros utilizam esse método, 22 engravidam no prazo de um ano.

    Todo mundo pode utilizar o método de coito interrompido?

    O coito interrompido exige uma boa dose de autocontrole por parte dos homens, que devem ser capazes e estar dispostos a retirar o pênis e ejacular fora do corpo da mulher. Se não retirar antes da ejaculação, a parceira pode ficar grávida. Além disso, uma pequena quantidade de sêmen pode ser liberada na vagina antes da ejaculação completa, possivelmente sem o homem nem perceber. Mesmo essa pequena quantidade de sêmen pode conter espermatozoides suficientes para causar gravidez e transmitir DSTs/HIV.

    Eu posso engravidar mesmo se meu parceiro tirar o pênis na hora certa?

    Mesmo se você contar que seu parceiro vai tirar o pênis na hora certa, sempre que entrar esperma na vagina, há chance de causar gravidez. Os espermatozoides conseguem permanecer viáveis por um período curto de 6 horas fora do corpo do homem, por exemplo, nas mãos. Depois de os espermatozoides serem passados para o corpo da mulher, durante as preliminares ou por outros meios, é possível chegarem ao útero se ajudados pelos fluidos corporais da mulher. Isso também fica mais fácil de acontecer se esperma restante na uretra de ejaculação anterior for expelido para dentro da mulher com fluidos pré-ejaculação.