prev

Percepção da Fertilidade ou Tabelinha

next

Outro Método

A percepção da fertilidade ou tabelinha é o método baseado em fazer sexo apenas nos dias não férteis do ciclo menstrual.

Eficácia
Uso Típico

76% Info

Percepção
da Fertilidade ou Tabelinha

Use do jeito certo!

76%

Eficácia de uso

Quando há risco de aplicação incorreta, uso irregular ou simples erro humano.

95%

Eficácia com uso correto

Quando usado com 100% de precisão, não dependendo de autoadministração e utilizado exatamente de acordo com a instrução.

Cerca de 24 em cada 100 mulheres por ano vão ter uma gravidez indesejada

Cerca de 5 em cada 100 mulheres por ano vão ter uma gravidez indesejada

Para sua informação, sem uso de método contraceptivo, 85 em cada 100 mulheres jovens vão engravidar este ano.
Lembre-se: se você vai fazer, vale a pena fazer direito.

Fonte: Trussell J. Contraceptive Efficacy. Efficacy at typical and correct use figures. Em: Hatcher RA, Trussell J, Nelson AL, Cates W, Kowal D, Policar M. Contraceptive Technology: Twentieth Revised Edition. New York NY: Ardent Media, 2011.

Regime

TODO DIA Info

Percepção
da Fertilidade ou Tabelinha

Faça do jeito certo.

A percepção da fertilidade é uma tarefa de tempo integral. Acompanhar o ciclo, definir quando pode ou não ter sexo precisa ser cuidadosamente calculado e monitorado todo dia.

Características

  • De baixo custo ou de graça
  • Livre de hormônios

    CONTAGEM REGRESSIVA
    DOS DIAS

    A Percepção da Fertilidade ou Tabelinha é a técnica de saber exatamente em que fase você está no ciclo menstrual e em que fases você não está fértil e fazer sexo nesses intervalos. O Método de Percepção da Fertilidade exige que a mulher observe os sinais de fertilidade. Há vários métodos, tais como contar os dias na tabelinha, prestar atenção às flutuações da temperatura corporal e monitorar bem de perto as alterações no muco cervical. Há várias técnicas, mas todas podem falhar por leves alterações no ciclo, cálculo errado, estilo de vida espontâneo que resulta em horário de dormir não regular ou diversas outras variáveis. Não é definitivamente recomendado para quem é do tipo esquecido, desorganizado ou espontâneo.

    Método Percepção da Fertilidade
    Como usar a Percepção da Fertilidade

    COMO FUNCIONA

    Todas as técnicas são complexas e dependem de conhecimentos profundos e detalhados do próprio ciclo menstrual. As técnicas se baseiam no fato de que há dias específicos durante cada ciclo menstrual, antes e logo após a ovulação, em que você pode engravidar e outros em que você não pode, que é onde entram os conhecimentos detalhados e os cálculos. Se você se interessa pela percepção da fertilidade, é aconselhável utilizar um método de barreira, por exemplo, diafragma, capuz cervical ou camisinha, ou não ter relações sexuais nos dias em que está fértil. Se deseja engravidar, a percepção da fertilidade pode ajudar você a saber em quais dias você deve fazer sexo para ficar grávida.

    VANTAGENS E DESVANTAGENS

    • É livre de hormônios
    • Se deseja engravidar, esse método pode ajudar você a saber em quais dias deve fazer sexo
    • O uso pode exigir prática
    • Exige manter o controle do ciclo menstrual o tempo todo
    • Requer um estilo de vida muito regrado
    • É passível de falhas
    • Pode interferir na espontaneidade da vida sexual
    • Não é confiável, pois não leva em conta variações no ciclo menstrual
    • Não protege contra infecção por HIV (AIDS) e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)
    • Não pode ser usada na amamentação pois essa altera o ciclo menstrual dificultando a análise.

    APRENDA A FALAR SOBRE ISSO COM:

    Profissionais da Área da Saúde

    Profissionais da Área da Saúde

    Os profissionais da área da saúde conhecem o assunto melhor do que ninguém; obtenha as respostas certas para você

    Seus Pais

    Seus Pais

    Eles conhecem você melhor do que ninguém e já passaram por isso também

    Seu Parceiro

    Seu Parceiro

    Vocês estão nessa juntos e não apenas durante a relação sexual

    PERGUNTAS FREQUENTES

    Qualquer casal pode utilizar os métodos baseados em percepção da fertilidade?

    Sim. Porém, os casais devem estar bem cientes e treinados no método, além de empenhados em evitar sexo sem proteção nos dias férteis.

    Os métodos de percepção da fertilidade são confiáveis?

    Para muitos casais, esses métodos fornecem informações confiáveis sobre os dias férteis. Se o casal evitar sexo vaginal ou usar camisinha, capuz cervical ou diafragma durante o período fértil da mulher, os métodos de percepção da fertilidade podem ser eficazes. O uso de coito interrompido ou espermicidas durante o período fértil é menos eficaz e não é aconselhável.

    Quantos dias de abstinência ou de uso de outro método pode ser necessário para cada um dos métodos de percepção da fertilidade?

    O número de dias varia de acordo com a duração do ciclo da mulher. O número médio de dias em que a mulher é considerada fértil, tendo de se abster ou utilizar outro método, varia de 12 a 18 dias, dependendo da metodologia de monitoramento da percepção da fertilidade. Para evitar gravidez não planejada, você deve utilizar outro método contraceptivo, tais como preservativos, durante os dias férteis.

    Qual é a probabilidade de a mulher engravidar se fizer sexo durante o sangramento mensal?

    Durante o sangramento mensal as chances de gravidez são baixas, mas não zero. O sangramento em si não evita a gravidez e nem a estimula. Nos primeiros dias de sangramento mensal, as chances de gravidez são menores. Com o passar dos dias, as chances de gravidez aumentam, havendo ainda sangramento ou não. O risco de gravidez vai aumentando até a ovulação. No dia após a ovulação as chances de gravidez começam a cair de forma contínua. Alguns métodos de percepção da fertilidade que dependem de secreções cervicais aconselham evitar o sexo sem proteção durante o sangramento mensal, porque tais secreções podem não ser detectadas durante esse período e existe um risco pequeno de ovulação nessa época.