• "A SUA VIDA" EM AÇÃO

    Tenha uma visão geral de todos os nossos programas
    acontecendo ao redor do mundo durante o ano todo.

    "É A SUA VIDA - É O SEU FUTURO" EM AÇÃO

    Tenha uma visão geral de todos os nossos programas ao redor do mundo

    Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 16 milhões de meninas adolescentes entre 15 e 19 anos de idade dão à luz anualmente, o que responde por cerca de 11% dos nascimentos em todo o mundo. A saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes e jovens adultos é uma questão mundial. Mas a forma como esse tema é abordado varia de acordo com o grau de instrução, antecedentes culturais e tabus regionais.

    A campanha global "É a sua vida - é o seu futuro" tem como alvo adolescentes e adultos jovens de 13 a 25 anos. Para atingir o maior número possível de jovens, a Aliança de Parceiros do Dia Mundial da Contracepção está envolvida em uma série de projetos no mundo todo, personalizados de acordo com a necessidade de controle de natalidade e o nível de educação sexual de cada região específica ou o público-alvo, abrangendo desde Conselheiros da Juventude em Uganda a show de TV na América Latina. A diversidade de abordagens mostra as enormes diferenças que existem entre os diversos países e culturas, quando se trata de saúde sexual e sensibilização sobre contracepção.

    Clique abaixo nos botões do programa para se familiarizar com alguns projetos Lighthouse apoiados pela campanha "A sua vida", pela Aliança de Parceiros do Dia Mundial da Contracepção e pela Bayer.

    GENEXT UGANDA: MINHA VIDA, MEU FUTURO!

    Local: Uganda
    Início: 2013
    Em conjunto com: DSW (Deutsche Stiftung Weltbevoelkerung), RAHU (Reach a Hand Uganda)
    Grupo-alvo: Adolescentes, pais, professores, profissionais da área da saúde, integrantes da comunidade, governos municipais e funcionários públicos.
    Mais informações: dsw.org

    GENEXT UGANDA: Minha vida, meu futuro!

    This project aims at creating more awareness about contraception and family planning amongst young Ugandans. A network of so-called “Youth Champions” has been educated to provide their peers with information about sexuality and reproductive health. At least 64,000 youth and 7,000 community members will benefit from the additional service program by 2017. This initiative supports an increased number of communities, health workers and decision-makers to respond to sexual and reproductive health needs of youth and deliver youth-friendly services where needed most.

    Embaixadores do dia mundial da contracepção

    EMBAIXADORES DO DIA MUNDIAL DA CONTRACEPÇÃO

    Local: Global, com representação em seis regiões (África, Ásia, América Latina e Caribe, Europa Oriental e Ásia Central, Oriente Médio e Estados Unidos)
    Início: 2015
    Em conjunto com: Organização Women Deliver
    Grupo-alvo: Adolescentes, pais, professores, profissionais da área da saúde, integrantes da comunidade, governos municipais e funcionários públicos
    Mais informações: wcdambassadors.com

    O objetivo deste projeto mundial é apoiar os jovens para compartilhar a sua voz sobre sexualidade e contracepção. A saúde e os direitos dos jovens são prioridades, sendo eles os porta-vozes mais influentes de suas próprias necessidades e os agentes de mudança para transformar políticas, programas e comunidades para melhor. Os jovens embaixadores estão aprendendo a usar a técnica de contar histórias e as mídias digitais para transmitir aos colegas informações sobre saúde sexual e reprodutiva. Eles são incentivados a iniciar os próprios projetos que são feitos sob medida para as necessidades dos jovens em suas áreas específicas. Ao promover o desenvolvimento da próxima geração de campeões da saúde e dos direitos sexuais e reprodutivos, o projeto ajuda a entender melhor as realidades dos jovens nos países, nas regiões, no mundo, e desencadeia discussões sobre a melhor forma de atender suas necessidades.

    120 UNDER 40: A NOVA GERAÇÃO DE LÍDERES DE PLANEJAMENTO FAMILIAR

    Local: Global
    Início: 2016
    Em conjunto com: Fundação Bill e Melinda Gates para População e Saúde Reprodutiva na Escola Bloomberg de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins
    Grupo-alvo: Área de planejamento familiar, especialmente jovens entre 18 e 40 anos
    Mais informações: 120under40.org

    120 UNDER 40: A nova geração de líderes de planejamento familiar

    120 Under 40: A Nova Geração de Líderes de Planejamento Familiar reconhece e destaca os jovens que estão contribuindo para o planejamento familiar e a saúde reprodutiva em todo o mundo. É liderada pela Fundação Bill e Melinda Gates para População e Saúde Reprodutiva na Escola de Saúde Pública Bloomberg da Universidade Johns Hopkins, com o patrocínio da Bayer. A Fundação Gates realiza e viabiliza pesquisas inovadoras em planejamento familiar, saúde reprodutiva e dinâmica populacional e traduz ciência em políticas, programas e práticas com base em evidências. A atuação da Fundação engloba representação, inovação, parceria e defesa, fazendo a ponte entre o conhecimento e a implementação, e promovendo o acesso universal à saúde reprodutiva e ao planejamento familiar.
    Até o dia 22 de maio, 120 Under 40 aceita candidatura de pessoas de 40 anos ou mais jovens que fizeram contribuições significativas em planejamento familiar. Nos meses seguintes, uma comissão de especialistas e o público vão escolher os 40 vencedores de 2016, a serem anunciados por volta do Dia Mundial da Contracepção. Cada ganhador vai receber US$ 1.000 da Fundação Gates para continuar o trabalho em planejamento familiar. O processo vai ser repetido em 2017 e 2019, de modo que serão reunidos 120 jovens campeões de planejamento familiar até 2020 - ano importante para a comunidade de planejamento familiar. Esse projeto global mostra as “desordens positivas" feitas por jovens líderes em planejamento familiar, permitindo que outros sigam seu exemplo e sejam incentivados por seu sucesso.

    MTV TEEN MOM LATIN AMERICA

    MTV TEEN MOM LATIN AMERICA

    Local: Toda a América Latina
    Início: 2009
    Em conjunto com: MTV América Latina
    Grupo-alvo: Adolescentes
    Mais informações: sextumismo.com

    "Teen Mom" é uma série de TV que acompanha a vida de jovens mães. Na América Latina a série é o elemento central de uma campanha educativa para sensibilização do controle da natalidade. Em 2014, a atenção de mais de 1,7 milhão de espectadores foi direcionada para o site da campanha que veicula informações sobre contracepção adequadas para a idade. Uma série de recursos interessantes, tais como teste de QI de saúde sexual, campanha interativa no Dia Mundial da Contracepção e no Dia Mundial de Combate à Aids, banners digitais chamativos, outdoors, além de menções em mídias sociais, incentivam a adoção do sexo seguro e dissipam mitos sobre sexo e contracepção. Mais de 15 milhões de interações diretas comprovam o sucesso contínuo no sentido de ajudar os jovens da geração Y ou do milênio a tornar decisões conscientes e autônomas quando se trata de sexo e contracepção.

    BLOOM FROM HEART NA CHINA

    Local: China
    Início: 2014
    Em conjunto com: Fundação para o Desenvolvimento das Mulheres na China (DWDF), Instituto Nacional de Pesquisas para Planejamento Familiar (NRIFP), Associação Médica Chinesa sobre Planejamento Familiar (CMA)
    Grupo-alvo: Mulheres, casais, profissionais da área da saúde
    Mais informações: china-wcd.com

    Bloom From Heart na China

    Este projeto visa reduzir os números de aborto e gravidez indesejada na China, concentrando esforços em quatro atividades principais: Treinamento de médicos e clínicas sobre como melhorar o aconselhamento e cuidados pós-aborto, aconselhamento de alta qualidade sobre métodos anticoncepcionais modernos em farmácias, educação pública via plataforma de e-learning com acesso móvel e programa de palestras sobre educação sexual e contracepção nas universidades. Todas as atividades principais estão interligadas para estabelecer padrões de alto nível no aconselhamento dos pacientes sobre planeamento familiar e saúde sexual e reprodutiva.

    Programa Campus Talk

    PROGRAMA CAMPUS TALK

    Locais: Global, com representação em cinco regiões (África, Ásia, América Latina, Europa Oriental e Ásia Central)
    Início: 2015
    Em conjunto com: Universidades importantes selecionadas nos países participantes, representantes dos escritórios dos parceiros locais, administrações municipais, membros de comunidades, profissionais da área da saúde
    Grupo-alvo: Estudantes
    Mais informações: vivasuavida.com.br

    Para oferecer aos alunos, em particular aos que estudam medicina, fundamentos científicos e dados de pesquisas recentes sobre saúde sexual e contracepção, o programa apoia profissionais da área da saúde em nível municipal, inclusive médicos, enfermeiros, parteiras e educadores sexuais, fornecendo palestras educativas para jovens estudantes sobre saúde sexual, contracepção e aconselhamento profissional a pacientes. O programa foi estendido a colégios e escolas, tendo sido implementado com bons resultados. Como próximo passo o programa vai se concentrar no fornecimento de técnicas e ferramentas de palestras profissionais, para expandir os serviços a um público maior de alunos em todo o país e para além da sala de aula.