Seu Corpo

Descubra aqui tudo sobre sexo, crescimento, proteção e gravidez.

CONHEÇA OS FATOS

Escolha o assunto e informe-se.

Seu Corpo - As Dores do Crescimento

As Dores do Crescimento

As coisas estão mudando e isso é normal. É mesmo, sério. Clique aqui e descubra que tudo isso que está acontecendo é normal.

LEIA MAIS
Seu Corpo - Contracepção

Contracepção

Querem sexo mas não querem bebês?
Ótimo, aqui você encontrará diversas informações sobre como se prevenir.

LEIA MAIS
DSTs - Doenças Sexualmente Transmissíveis

DSTs

As DSTs estão longe de ser algo que você queira. Descubra aqui por que e como manter-se longe de DSTs.

LEIA MAIS
Seu Corpo - Gravidez

Gravidez

Você está grávida, acha que está grávida ou está com medo de engravidar?

LEIA MAIS

NADA DE MITOS COMIGO!

  • Posso usar um DIU Hormonal (SIU) se nunca tive filhos?

    Claro que pode. Você não deve usar um DIU Hormonal (SIU) se estiver tentando engravidar, caso contrário é uma forma adequada de contracepção.

  • Será que a pílula vai me fazer engordar?

    Tomar pílula não tem efeito duradouro perceptível no aumento do peso corporal. Algumas mulheres passam por pequenas alterações no peso depois de começar a tomar pílula, mas isso não é comprovado por estudos clínicos que analisam os efeitos no peso corporal a longo prazo. Se estiver preocupada com isso, converse com um profissional da área da saúde sobre as opções à sua escolha.

  • Eu preciso usar algum meio contraceptivo se estiver amamentando?

    O aleitamento materno pode prevenir a gravidez por até seis meses, caso a menstruação não tenha voltado e o bebê esteja mamando unicamente no peito várias vezes durante o dia e a noite. Porém, isso não descarta a possibilidade de gravidez e assim que qualquer um desses critérios não for atendido, você pode engravidar de novo.

  • Tomar pílula por muito tempo afeta a minha fertilidade mais tarde na vida?

    É realmente possível engravidar logo que você parar de tomar pílula, portanto, isso não afeta a sua fertilidade.

  • Posso engravidar se eu estiver menstruada?

    Parecer de especialista: sim, você pode engravidar durante a menstruação. O fato de o período ter várias fases e o espermatozoide conseguir sobreviver dentro do útero por até cinco dias significa que você deve sempre se proteger se não quiser engravidar.

  • O DIU Hormonal (SIU) pode se movimentar dentro de mim e causar problemas?

    O DIU Hormonal (SIU) é um método eficaz que é inserido por um profissional da área da saúde bem treinado e que permanece no lugar por até 3 ou 5 anos. O risco de perfuração do útero é raro (ou seja, <1/1000).

  • Posso engravidar se eu não tiver orgasmo?

    O prazer do sexo não tem nenhuma ligação com a ciência do sexo. Se fizer sexo sem contraceptivo, você pode engravidar, quer goste ou não.

  • Tomar contraceptivos hormonais podem me tornar infértil?

    A contracepção hormonal não causa infertilidade. Pode demorar um pouco de tempo para o seu corpo voltar ao estado em que pode engravidar de novo, mas isso é apenas temporário. A fertilidade volta ao nível anterior em mulheres sadias, não importa por quanto tempo você tenha feito uso de método contraceptivo hormonal.

  • Posso reutilizar camisinha?

    Não, camisinhas não são um utensílio doméstico que você pode lavar e reutilizar. Elas podem até parecer ok, mas são feitas de material muito fino que se deteriora com o uso e podem rasgar se utilizadas mais de uma vez. Além disso, não tem mais espermicida dentro que ajuda a bloquear os espermatozoides. Portanto, utilize uma nova a cada vez.

  • A pílula do dia seguinte é 100% eficaz?

    Nenhum anticoncepcional tem 100% de eficácia. A pílula do dia seguinte é eficaz quando tomada o mais rápido possível após sexo sem proteção, idealmente no prazo de até 12 horas. Se tomada depois de 24 horas, já é bem menos eficaz. Quanto mais você se preparar antes de fazer sexo, menor a probabilidade de vir a precisar da pílula do dia seguinte.

  • Eu preciso dar uma pausa para o meu corpo no uso de contraceptivos orais?

    Do ponto de vista médico não há nenhum motivo para fazer pausa se você tolera bem o uso de pílula. A única razão para fazer uma pausa é se você deseja engravidar. Fora isso, você pode continuar usando o método contraceptivo de sua escolha pelo tempo que quiser.