CONTRACEPÇÃO

Contracepção

Contracepção é importante. Ao longo dos anos muitas pessoas pensaram, "ah, só desta vez, vai dar tudo certo" ou "não vai acontecer comigo", mas pode acontecer. Existem muitos métodos diferentes disponíveis e com certeza há um que seja adequado para você, seu estilo de vida e seu parceiro. Portanto, leia o conteúdo deste site, fale com seu médico ou outro profissional da área da saúde qualificado e proteja-se sempre.

    CONTRACEPÇÃO EM POUCAS PALAVRAS

    • Existe um método de contracepção para todos os gostos
    • Você pode escolher um de curta ou longa duração para se adequar ao seu estilo de vida
    • É uma ótima ideia conversar com um profissional da área da saúde sobre os diversos métodos para encontrar um perfeito para você

    Contracepção

    O QUE É ISSO?

    O que é Contracepção?

    Com tantos métodos diferentes para escolher, você vai encontrar um que é perfeito para você. Os métodos diferem entre si em termos de eficácia, duração, como funcionam e onde você consegue ter acesso a eles.

    Existem dois tipos principais: os métodos de barreira e os métodos hormonais. Os métodos hormonais introduzem hormônios no seu corpo para que ele aja de forma diferente, alguns impedem totalmente a liberação de óvulos e outros apenas dificultam o acesso dos espermatozoides aos óvulos liberados. Os métodos de barreira impedem que os espermatozoides se aproximem do óvulo antes de mais nada, bloqueando-os assim que são liberados.

    Existem outros métodos, mas eles são geralmente considerados menos confiáveis ou com eficácia menor, e um profissional da área da saúde e este site têm mais informações para você explorar todos os métodos disponíveis para você.

    NADA DE MITOS COMIGO!

    • Posso usar um DIU Hormonal (SIU) se nunca tive filhos?

      Claro que pode. Você não deve usar um DIU Hormonal (SIU) se estiver tentando engravidar, caso contrário é uma forma adequada de contracepção.

    • Será que a pílula vai me fazer engordar?

      Tomar pílula não tem efeito duradouro perceptível no aumento do peso corporal. Algumas mulheres passam por pequenas alterações no peso depois de começar a tomar pílula, mas isso não é comprovado por estudos clínicos que analisam os efeitos no peso corporal a longo prazo. Se estiver preocupada com isso, converse com um profissional da área da saúde sobre as opções à sua escolha.

    • Eu preciso usar algum meio contraceptivo se estiver amamentando?

      O aleitamento materno pode prevenir a gravidez por até seis meses, caso a menstruação não tenha voltado e o bebê esteja mamando unicamente no peito várias vezes durante o dia e a noite. Porém, isso não descarta a possibilidade de falhas e de gravidez e assim que qualquer um desses critérios não for atendido, você pode engravidar de novo.

    • Tomar pílula por muito tempo afeta a minha fertilidade mais tarde na vida?

      É realmente possível engravidar logo que você parar de tomar pílula, portanto, isso não afeta a sua fertilidade.

    • Posso engravidar se eu estiver menstruada?

      Parecer de especialista: sim, você pode engravidar durante a menstruação. O fato de o período ter várias fases e o espermatozoide conseguir sobreviver dentro do útero por até cinco dias significa que você deve sempre se proteger se não quiser engravidar.

    • O DIU Hormonal (SIU) pode se movimentar dentro de mim e causar problemas?

      O DIU Hormonal (SIU) é um método eficaz que é inserido por um profissional da área da saúde bem treinado e que permanece no lugar por até 3 ou 5 anos. O risco de perfuração do útero é raro (ou seja, <1/1000).

    • Posso engravidar se eu não tiver orgasmo?

      O prazer do sexo não tem nenhuma ligação com a ciência do sexo. Se fizer sexo sem contraceptivo, você pode engravidar, quer goste ou não.

    • Tomar contraceptivos hormonais podem me tornar infértil?

      A contracepção hormonal não causa infertilidade. Pode demorar um pouco de tempo para o seu corpo voltar ao estado em que pode engravidar de novo, mas isso é apenas temporário. A fertilidade volta ao nível anterior em mulheres sadias, não importa por quanto tempo você tenha feito uso de método contraceptivo hormonal.

    • Posso reutilizar camisinha?

      Não, camisinhas não são um utensílio doméstico que você pode lavar e reutilizar. Elas podem até parecer ok, mas são feitas de material muito fino que se deteriora com o uso e podem rasgar se utilizadas mais de uma vez. Além disso, não tem mais espermicida dentro que ajuda a bloquear os espermatozoides. Portanto, utilize uma nova a cada vez.

    • A pílula do dia seguinte é 100% eficaz?

      Nenhum anticoncepcional tem 100% de eficácia. A pílula do dia seguinte é eficaz quando tomada o mais rápido possível após sexo sem proteção, idealmente no prazo de até 12 horas. Se tomada depois de 24 horas, já é bem menos eficaz. Quanto mais você se preparar antes de fazer sexo, menor a probabilidade de vir a precisar da pílula do dia seguinte.

    • Eu preciso dar uma pausa para o meu corpo no uso de contraceptivos orais?

      Do ponto de vista médico não há nenhum motivo para fazer pausa se você tolera bem o uso de pílula. A única razão para fazer uma pausa é se você deseja engravidar. Fora isso, você pode continuar usando o método contraceptivo de sua escolha pelo tempo que quiser.

    PERGUNTAS FREQUENTES

    Eu preciso fazer uma pausa em tomar hormônios para deixar o corpo se "recuperar"?

    Ainda circula uma opinião antiquada de que usuárias de longa data de contraceptivos hormonais devem fazer uma pausa regular no uso, por alguns meses, para permitir que o corpo se "recupere" dos hormônios contidos nesses medicamentos. É por isso que algumas mulheres deixam de tomar contraceptivos hormonais durante várias semanas ou meses. Hoje sabemos que não há razão para fazer pausa no uso de hormônios, podendo até ser prejudicial e causar uma gestação não planejada.

    Fazer tais pausas não melhora a capacidade para conceber: o intervalo de tempo em que se faz uso de hormônios não tem influência nisso.

    Eu perdi uma pílula da minha cartela / Eu vomitei / EU tive diarreia? O que devo fazer?

    Devo tomar pílula todos os dias?

    Depende do tipo de pílula. A maioria das pílulas funciona durante um ciclo de 28 dias incluindo o placebo ou o período de pausa, o que significa que você tem uma cartela para cada ciclo.
    Com alguns você deve tomar uma pílula hormonal todos os dias. Com outros você deve tomar uma pílula hormonal todos os dias durante 21, 24 ou até 26 dias do ciclo menstrual, e então tem uma pausa de 7, 4 ou apenas 2 dias onde não é tomado nenhuma pílula ou é tomado um placebo.
    Durante este intervalo, você permanece protegida e terá uma menstruação com sangramento.

    A colocação do SIU ou DIU hormonal é dolorida?

    Em geral, a inserção do SIU é bem tolerada pela maioria das mulheres. Algumas usuárias podem sentir dor e tontura após a inserção, que normalmente desaparecem depois de um curto intervalo de repouso. Antes da inserção pode-se utilizar analgésicos comuns ou aplicar anestesia local no colo uterino.

    Com que frequência camisinhas falham?

    Comparado aos métodos hormonais, camisinhas são menos eficazes e confiáveis na proteção contra a gravidez, porém, elas são o único método que oferece proteção contra DSTs, incluindo HIV/AIDS.

    Posso reutilizar camisinha?

    Não, não é aconselhável a reutilização de nenhum preservativo - masculino ou feminino. Deve-se usar uma nova camisinha em cada ato sexual.

    Quão efetivo é o método do coito interrompido?

    O coito interrompido é menos efetivo que a maioria dos outros métodos contraceptivos. Comumente usado, é apenas 78% efetivo, o que significa que 22 a cada 100 mulheres das quais os parceiros adotam este método ficarão grávidas durante um ano.

    Eu estou tomando pílula, mas não menstruei este mês. Eu estou grávida?

    Se você estiver tomando as pílulas regularmente, é muito pouco provável que esteja grávida. A pílula tem elevado índice de eficácia. Se o período não vier, não significa necessariamente que você esteja grávida desde que você tenha tomado a pílula como indicado. Pode ser que a parede que reveste o útero não tenha se desenvolvido muito e, portanto, não é expulsa. Se a menstruação não vier por mais de dois meses seguidos, fale com o seu médico ou profissional da área da saúde antes de começar a nova cartela.

    Quanto tempo depois de fazer sexo sem proteção a pílula de emergência pode ser tomada?

    A pílula de emergência deve ser tomada no prazo de 72 horas (3 dias) após a prática de sexo não seguro. Quanto mais cedo for tomada, mais eficaz é. Se for tomada no prazo de 12 horas após a relação sexual sem proteção obtém-se o máximo de eficácia.

    Tomar banho depois do coito interrompido ajuda a evitar gravidez?

    De forma nenhuma. De qualquer forma, é muito melhor tomar banho e cuidar para que não chegue perto da vagina nada com o conteúdo da ejaculação no intervalo de uma a seis horas, tempo de sobrevivência dos espermatozoides fora do corpo.

    APRENDA A FALAR SOBRE ISSO COM:

    Profissionais da Área da Saúde

    Profissionais da Área da Saúde

    Os profissionais da área da saúde conhecem o assunto melhor do que ninguém; obtenha as respostas certas para você

    Seus Pais

    Seus Pais

    Eles conhecem você melhor do que ninguém e já passaram por isso também

    Seu Parceiro

    Seu Parceiro

    Vocês estão nessa juntos e não apenas durante a relação sexual.