PERCEPÇÃO DA FERTILIDADE
Sim. Porém, os casais devem estar bem cientes e treinados no método, além de empenhados em evitar sexo sem proteção nos dias férteis.
O número de dias varia de acordo com a duração do ciclo da mulher. O número médio de dias em que a mulher é considerada fértil, tendo de se abster ou utilizar outro método, varia de 12 a 18 dias, dependendo da metodologia de monitoramento da percepção da fertilidade. Para evitar gravidez não planejada, você deve utilizar outro método contraceptivo, tais como preservativos, durante os dias férteis.
Durante o sangramento mensal as chances de gravidez são baixas, mas não zero. O sangramento em si não evita a gravidez e nem a estimula. Nos primeiros dias de sangramento mensal, as chances de gravidez são menores. Com o passar dos dias, as chances de gravidez aumentam, havendo ainda sangramento ou não. O risco de gravidez vai aumentando até a ovulação. No dia após a ovulação as chances de gravidez começam a cair de forma contínua. Alguns métodos de percepção da fertilidade que dependem de secreções cervicais aconselham evitar o sexo sem proteção durante o sangramento mensal, porque tais secreções podem não ser detectadas durante esse período e existe um risco pequeno de ovulação nessa época.
Para muitos casais, esses métodos fornecem informações confiáveis sobre os dias férteis. Se o casal evitar sexo vaginal ou usar camisinha, capuz cervical ou diafragma durante o período fértil da mulher, os métodos de percepção da fertilidade podem ser eficazes. O uso de coito interrompido ou espermicidas durante o período fértil é menos eficaz e não é aconselhável.