ESPERMICIDAS

Método Químico

Os espermicidas afetam a motilidade dos espermatozoides no útero, dificultando o percurso e impedindo a fecundação do óvulo.

REGIME

TODA
VEZ

CARACTERÍSTICAS

Baixo custo

Livre de hormônios

De fácil obtenção

 

    UM COMPLEMENTO CONTRACEPTIVO

    Os espermicidas não são muito eficazes sozinhos e não devem ser usados como único meio anticoncepcional, mas quando utilizados junto com diafragma, capuz cervical ou preservativo, eles então têm efeito. São comercializados em todos os tipos de formatos, cremes, espumas, géis e muito mais, mas todos funcionam, criando um ambiente que dificulta a motilidade do esperma. Trata-se de uma alternativa complementar.

    Espermicidas - Método Químico

    COMO FUNCIONA

    Por não ser recomendado o uso de espermicidas como meio contraceptivo único, as instruções sobre como utilizá-los dependem do outro método que você utilizar. Você precisa colocar o espermicida na vagina 5 a 90 minutos antes de fazer sexo.

    Normalmente é necessário deixá-lo no lugar pelo menos 6 a 8 horas após a relação sexual; não use ducha higiênica nem lave a vagina durante pelo menos 6 horas após o ato sexual. As instruções podem ser diferentes de acordo com cada tipo de espermicida. Se você estiver usando capuz cervical, diafragma, preservativos masculinos ou femininos ou outro método contraceptivo, leia as instruções antes do uso e preste atenção à data de validade.

    VANTAGENS E DESVANTAGENS

    • Pode ser usado na hora que precisar
    • É fácil de utilizar
    • Não contém hormônios
    • É de fácil obtenção
    • Exige que você controle o número de horas que permanece no lugar
    • Pode causar um pouco de irritação, reações alérgicas, infecção do trato urinário
    • Se você também estiver usando medicamento para infecção vaginal por fungos, o espermicida pode não funcionar tão bem
    • Não deve ser utilizado como meio contraceptivo sozinho, pois não é eficaz
    • Não protege contra infecção por HIV (AIDS) e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST)
    • Deve ser aplicada antes de todas as relações sexuais.

    APRENDA A FALAR SOBRE ISSO COM:

    Profissionais da Área da Saúde

    Profissionais da Área da Saúde

    Os profissionais da área da saúde conhecem o assunto melhor do que ninguém; obtenha as respostas certas para você

    Seus Pais

    Seus Pais

    Eles conhecem você melhor do que ninguém e já passaram por isso também

    Seu Parceiro

    Seu Parceiro

    Vocês estão nessa juntos e não apenas durante a relação sexual

    PERGUNTAS FREQUENTES

     

      Não, isso não é aconselhável. Os espermicidas não são muito eficazes sozinhos e não devem ser usados como único meio anticoncepcional, mas quando utilizados junto com diafragma, capuz cervical ou preservativo, eles então têm efeito.

      Sim, os espermicidas podem ser utilizados ao mesmo tempo que preservativos de látex. O ingrediente ativo dos espermicidas não afeta o material em látex.

      Depois de ter tido relações sexuais e utilizado espermicida, você pode tomar banho ou se lavar, dependendo do tipo. Alguns espermicidas não interagem com sabonetes normais ou líquidos corporais. Outros podem se tornar menos eficazes, quando expostos a substâncias, como sabonetes comuns ou géis de ducha. Não deixe de ler atentamente as instruções.

      Os espermicidas podem ser usados por casais de todas as idades. Porém, alguns casais podem apresentar um pouco de irritação, reações alérgicas e infecções do trato urinário.

      Sim, sempre. Normalmente é necessário deixá-lo no lugar por pelo menos 6 a 8 horas após a relação sexual; não use ducha higiênica nem lave a vagina durante pelo menos 6 horas após o ato sexual. As instruções podem ser diferentes de acordo com cada tipo de espermicida. Se você estiver usando capuz cervical, diafragma, camisinha masculina ou feminina ou outro método contraceptivo, leia as instruções antes do uso e preste atenção à data de validade.