O CONTRACEPTIVO ADESIVO
O adesivo anticoncepcional é simplesmente um material aderente que parece um esparadrapo brilhante para ser fixado na pele, sendo bastante eficaz na prevenção da gravidez, por meio da liberação de hormônios. Os hormônios estrógeno e progesterona são continuamente liberados, entrando na corrente sanguínea através da pele, onde impedem a liberação de óvulos pelos ovários e também tornam o muco cervical espesso, impossibilitando o esperma de atingir o óvulo. O adesivo não é transparente, de forma que esse método contraceptivo pode ficar visível dependendo de onde for colocado e do tipo de vestimenta.
COMO FUNCIONA
Descole a parte posterior e aplique o adesivo diretamente na pele na parte inferior do abdômen ou superior do braço, nas nádegas ou nas costas. Deixe o adesivo no local da aplicação por uma semana e então o substitua por um novo. Retire o adesivo aplicado e coloque um novo uma vez por semana durante 3 semanas, por um total de 21 dias. Na 4a semana você faz uma pausa. O período menstrual deve começar durante essa semana de pausa do uso do adesivo. Depois você repete o mesmo processo. Se o adesivo se soltar ou cair, consulte o Folheto de Informações à Paciente que acompanha a embalagem. Em caso de dúvida, pergunte a um profissional da área da saúde.
VANTAGENS E DESVANTAGENS
- Altamente eficaz
- É fácil de colocar e retirar
- Não requer controle diário
- Possibilita a não interrupção da vida sexual, permitindo desfrutá-la com espontaneidade
- Você não tem de se lembrar de tomar todos os dias
- Fica visível e poderá se soltar ou cair
- Exige que você controle o número de semanas em que é usado
- Pode causar um pouco de prurido e vermelhidão no local da aplicação
- Em algumas mulheres pode causar cefaleia e alterações de humor
- Pode causar alteração do peso
- Pode causar ciclos menstruais irregulares
- É raro, mas algumas mulheres podem apresentar coágulos de sangue (trombose), sofrer ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais
- Não protege contra infecção por HIV (AIDS) e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST)
PERGUNTAS FREQUENTES
O adesivo é concebido para aderir à pele por uma semana, mas se realmente desgrudar, você precisa substituí-lo o mais rápido possível, pois ele perde a eficácia como controle da natalidade decorridas mais de 24 horas. Se passar mais de 24 horas entre o adesivo se soltar e ser substituído, será necessário usar outro método auxiliar de contracepção, tais como camisinhas, por uma semana.
Não, você pode mudar um pouco o local de aplicação a cada semana. O adesivo pode ser usado nas nádegas, no estômago, nas costas ou na parte superior do braço. Não o utilize nas mamas. Consulte a bula do produto para ver os locais possíveis de aplicação.
Não, o adesivo contraceptivo deve ser usado todo dia durante 21 dias, faça ou não sexo. Aplique um novo adesivo contraceptivo no mesmo dia da semana durante 3 semanas consecutivas, por um total de 21 dias. Na 4a semana você não aplica nenhum adesivo.
O adesivo adere bem e raramente se solta. Você pode tomar banho, nadar e fazer exercício físico, quando estiver usando-o. O adesivo deve ser aplicado na pele seca e limpa e você deve evitar o uso de cremes ou loções perto do local da aplicação, para garantir que ele se fixe o máximo possível. O adesivo contraceptivo funciona, liberando os hormônios estrógeno e progesterona na corrente sanguínea.
Não é possível ver nenhuma alteração no adesivo nem sentir que está fazendo efeito, mas ele libera continuamente os hormônios estrógeno e progesterona na corrente sanguínea. Você só precisa se lembrar de trocar o adesivo uma vez por semana durante três semanas e de iniciar o ciclo seguinte de aplicação após a quarta semana sem uso.
O seu período menstrual deve começar alguns dias depois de você retirar o terceiro adesivo (ou seja, durante a semana sem uso de adesivo).
Sempre aplique o adesivo contraceptivo na pele seca e limpa. Não use loção, creme, óleo, pó nem maquiagem na pele onde você vai colocar o adesivo nem por cima ou perto de onde foi aplicado. Esses produtos podem fazer com que o adesivo desgrude ou fique solto.