PEQUENOS PALITOS DE HORMÔNIOS?
O implante anticoncepcional pode soar de início um pouco revolucionário, mas é realmente um meio contraceptivo bastante eficaz e discreto. Quase do mesmo tamanho que um palito, o implante é colocado logo abaixo da pele na parte superior do braço, onde, a partir de um reservatório, libera continuamente na corrente sanguínea o hormônio progesterona em pequenas doses. O hormônio impede os ovários de liberarem óvulos, mas também torna o muco cervical mais espesso, dificultando a motilidade do esperma ao redor do útero e a fertilização dos óvulos. No entanto, nem todas as mulheres podem usar esse método, consulte seu médico caso queira saber mais.
COMO FUNCIONA
Depois que você se decidir, após conversar com um profissional da área da saúde, que o implante é o método contraceptivo ideal para você, esse profissional confirma que você não está grávida e que o implante pode ser colocado. Com anestesia local, um profissional da área da saúde bem treinado anestesia uma pequena área na parte superior interna do braço e insere o implante logo abaixo da superfície da pele com uma agulha especial. Depois de concluída a colocação, há pouco ou nada a fazer ou lembrar. É verdade, o implante libera quantidades pequenas de hormônios no sangue por até 3 anos. É adequado para mulheres que desejam um meio contraceptivo bastante eficaz e reversível de longa duração e querem evitar um esquema de controle diário, semanal ou mensal. Pode ser removido a qualquer momento com um procedimento simples por um profissional da área da saúde bem treinado. Depois de retirado o implante, o efeito contraceptivo passa logo e você pode engravidar tão rápido quanto mulheres que não utilizaram anticoncepcional.
VANTAGENS E DESVANTAGENS
- É um dos métodos mais eficazes que existem atualmente
- Adequado para mulheres que desejam um meio contraceptivo reversível de longa duração por até 3 anos e querem evitar esquemas de controle diário, semanal ou mensal
- Não interrompe o sexo
- Pode ser uma alternativa às mulheres para as quais o uso do hormônio estrógeno é contraindicado
- Pode ser usado durante a amamentação após o parto
- Em algumas mulheres, períodos menstruais intensos podem apresentar redução do fluxo e da dor
- Requer a assistência de um profissional da área da saúde treinado para colocação e remoção
- Pode inicialmente causar alteração dos padrões de sangramento
- Pode causar alteração de peso, dor abdominal e nos seios
- Não protege contra infecção por HIV (AIDS) e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)
PERGUNTAS FREQUENTES
O implante contém um reservatório com progesterona que é liberada em doses bem baixas durante três anos, para evitar gravidez. Ele precisa ser substituído após esse tempo, porque acaba o hormônio no reservatório.
Muitas mulheres acham que períodos intensos e doloridos diminuem. Às vezes pode haver sangramento irregular no começo, mas que deve desaparecer após os primeiros meses de uso.
Estudos não demonstraram efeitos nocivos significativos no crescimento nem na saúde de crianças, cujas mães começaram a usar implantes contraceptivos seis semanas após o parto.
O implante é mais ou menos do tamanho de um palito de fósforo e é inserido sob a pele no lado interno da parte superior do braço. Ele pode ser facilmente sentido, mas não é muito visível, exceto se for especificamente procurado. Fica uma pequena marca no ponto de inserção, mas que não é muito visível, desde que o implante tenha sido colocado por profissional da área da saúde devidamente qualificado.
Após consulta com profissional da área da saúde e confirmação de que você não está grávida, o implante deve ser inserido no prazo de 7 dias depois do início do ciclo menstrual ou imediatamente ou no prazo de 7 dias após aborto. Se o implante contraceptivo for colocado fora desses prazos, você vai precisar usar outro método não hormonal (de barreira) nos 7 dias seguintes. Em caso de dúvidas, consulte um profissional da área da saúde.
Depois de retirado o implante, o efeito contraceptivo passa logo e você pode engravidar tão rápido quanto mulheres que não utilizaram nenhum anticoncepcional.
É usada anestesia local, de modo que não deve haver muita dor e o procedimento leva apenas alguns minutos. Pode haver um pouco de dor e hematoma depois da colocação.