O DIU DE COBRE
O DIU de Cobre pode soar um pouco revolucionário, mas significa apenas dispositivo intrauterino, sendo que intrauterino quer dizer dentro do útero. Pode parecer estranho, mas é um dispositivo pequeno, em forma de T, bastante eficaz, com um fio ou cilindros de cobre, que é colocado dentro do útero por um profissional da área da saúde. O DIU de Cobre libera íons de cobre que imobilizam o esperma e dificultam bastante a sua motilidade em torno do útero, mas não impedem os ovários de liberarem um óvulo por mês. Na rara ocasião em que um espermatozoide consegue ultrapassar essa barreira, o cobre também impede a implantação do ovo fecundado na parede do útero. O DIU de Cobre, depois de colocado no útero, pode permanecer no lugar por até 5 ou 10 anos (dependendo do tipo) ou até você decidir retirá-lo. Nada de revolucionário - apenas bom senso.
COMO FUNCIONA
Depois que o profissional da área da saúde confirmou que o DIU de Cobre é um método adequado para você com base em seu histórico médico e você decidiu usá-lo, não há muito a fazer.
O DIU de Cobre é inserido no útero da mulher através da vagina por um profissional da área da saúde bem treinado e aí permanece por até 5 ou 10 anos, dependendo do tipo. Claro que você pode mudar de ideia a qualquer momento e solicitar a um profissional da área da saúde para simplesmente retirá-lo para você. Depois de o DIU de Cobre ser removido, o efeito contraceptivo passa logo e você pode engravidar tão rápido quanto mulheres que não utilizaram anticoncepcional.
O DIU de cobre é bastante eficaz, mas não é um método adequado para todas as mulheres. É por esta razão que, para ter certeza, você precisa antes conversar com um profissional da área da saúde para confirmar que se trata do meio contraceptivo correto para você.
VANTAGENS E DESVANTAGENS
- Pode permanecer no lugar por até 5 ou 10 anos (de acordo com o tipo), mas pode ser retirado a qualquer momento
- Com taxa de 99%, é um dos métodos contraceptivos mais eficazes
- Adequado para mulheres que desejam um meio contraceptivo reversível de longa duração por até 5 ou 10 anos e querem evitar esquemas de controle diário, semanal ou mensal
- Não interrompe o sexo
- Não é afetado por outras medicações
- Pode ser uma alternativa às mulheres para as quais o uso do hormônio estrógeno é contraindicado
- Pode ser usado durante a amamentação
- A fertilidade retorna aos níveis anteriores depois da retirada do DIU de Cobre
- Requer a assistência de um profissional da área da saúde treinado para colocação e remoção
- Pode causar cólicas e/ou sangramento irregular
- Algumas mulheres apresentam cefaléia e sensibilidade após colocação do DIU de Cobre
- Apesar de raro pode ocorrer infecção na inserção, expulsão ou perfuração uterina
- Não protege contra infecção por HIV (AIDS) e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)
- Pode tornar o fluxo menstrual mais intenso
PERGUNTAS FREQUENTES
Em geral a inserção do DIU de Cobre (Dispositivo Intrauterino) é bem tolerada pela maioria das mulheres. Pode-se aplicar anestesia local no colo uterino antes da colocação. Algumas mulheres podem sentir dor e tontura após a inserção, que normalmente desaparecem depois de um curto intervalo de repouso.
O DIU de Cobre deve ser inserido por profissional da área da saúde devidamente treinado que vai seguir o procedimento necessário para garantir que seja colocado no local correto. Às vezes, as contrações musculares do útero durante a menstruação podem tirá-lo do lugar ou expulsá-lo. Muito raramente pode ocorrer perfuração da parede do útero. Se a usuária de DIU de Cobre tiver sangramento fora do normal, dor ou desconforto, o médico deve ser informado o mais rápido possível.
O DIU de Cobre pode ser deixado no lugar por 5 até 10 anos, dependendo do tipo. Após esse intervalo, é preciso substituí-lo por um novo dispositivo. Se esse método de contracepção funcionar bem para você e ainda quiser usar uma opção de contracepção de longa duração, converse com seu médico ou profissional da área da saúde para continuar utilizando esse método.
Em alguns países, não é o caso do Brasil, o DIU de cobre pode ser utilizado como contraceptivo de emergência logo após uma relação desprotegida.
Sim, não há nenhum problema em utilizá-los enquanto tem o DIU de Cobre. Isso porque o DIU de Cobre se localiza dentro do útero enquanto que o coletor ou o absorvente íntimo ficam no interior da vagina, estes são separados pelo colo do útero não havendo contato entre eles. O único cuidado a ser tomado é ao se manipular o coletor ou absorvente íntimo em não puxar acidentalmente os fios de remoção. Os fios geralmente ficam muito curtos, não sendo alcançáveis com os dedos, mas vale ter atenção ao retirar o coletor/absorvente. Estudo realizado com usuárias de absorvente comum, absorvente íntimo e coletor menstrual não encontrou diferenças na taxa de expulsão.
Mulheres com DIU de Cobre podem apresentar aumento da duração e da intensidade do fluxo menstrual.
Nem você nem seu parceiro devem sentir o DIU de Cobre durante o ato sexual. Se sentirem, deve-ser evitar ter relações sexuais até seu médico verificar se o DIU de Cobre ainda está no local correto. Alguns parceiros podem sentir os fios de remoção do DIU, mas isso não é comum. Se isso ocorrer não costuma causar problemas nem dor no parceiro e o médico tem como tomar atitudes para contornar a situação.
As mulheres que usam DIU de Cobre são mais suscetíveis a ter aumento do sangramento mensal do que as não usuárias. Isso normalmente ocorre por causa da maior duração e intensidade do fluxo menstrual, mas também pode decorrer de sangramento irregular e escape entre os períodos.