ESPONJA

Método de Barreira

A esponja bloqueia a entrada do colo uterino e libera espermicida, ambos impedindo juntos a entrada dos espermatozoides no útero e a fertilização do óvulo.

REGIME

30H
MAX

CARACTERÍSTICAS

Baixo custo

Livre de hormônios

 

    ABSORVE O ESPERMA

    A Esponja é basicamente um pedaço de espuma em forma de disco pequeno com uma cavidade e uma alça que começa a funcionar depois de colocada no colo uterino. É feita de poliuretano e libera espermicida o tempo todo para manter você protegida por até 24 horas contra gravidez não programada.

    Esponja - Método de Barreira

    COMO FUNCIONA

    Coloque a esponja na vagina antes de fazer sexo. Comece lavando as mãos, umedecendo e espremendo a esponja. É isso que ativa o espermicida. Se você não adicionar água ou não apertar a esponja, você não vai ficar tão protegida quanto poderia, o que não vai ser culpa dela. Em seguida, com a cavidade virada para cima, dobre-a no meio e empurre-a para cima o máximo que der. A esponja deve recobrir o colo uterino. Experimente sentir as bordas para verificar se está na posição correta e também a alça para você conseguir pegá-la novamente mais tarde. Você não precisa usar mais espermicida toda vez que fizer sexo. Depois do sexo, cuide para que a esponja permaneça no lugar por pelo menos 6 horas. Você deve retirar a esponja no prazo de 30 horas depois de tê-la colocado. Para isso, puxe-a cuidadosamente pela alça para fora. Jogue-a fora depois do uso.

    Ela pode não funcionar tão bem em mulheres que já tiveram filhos. O parto pode causar estiramento da vagina e do colo uterino e a esponja talvez não se encaixe bem.

    VANTAGENS E DESVANTAGENS

    • Pode ser usada na hora que precisar
    • Pode ser facilmente carregada com você
    • Não é afetada por outras medicações
    • Pode ser usada durante amamentação
    • É livre de hormônios
    • Pode interferir na espontaneidade da vida sexual
    • O uso pode exigir prática
    • Requer que você controle o número de horas que permanece no lugar
    • Algumas mulheres podem ter dificuldade para retirar a esponja
    • Nem sempre é um meio contraceptivo adequado para mulheres que já tiveram filhos
    • Baixa eficácia mesmo quando utilizada conforme indicado
    • Pode causar irritação ou reações alérgicas
    • Se você a mantiver no lugar por mais de 24-30 horas, há risco de síndrome do choque tóxico. Choque tóxico é uma infecção rara, mas grave
    • Não protege contra infecção por HIV (AIDS) e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)

    APRENDA A FALAR SOBRE ISSO COM:

    Profissionais da Área da Saúde

    Profissionais da Área da Saúde

    Os profissionais da área da saúde conhecem o assunto melhor do que ninguém; obtenha as respostas certas para você

    Seus Pais

    Seus Pais

    Eles conhecem você melhor do que ninguém e já passaram por isso também

    Seu Parceiro

    Seu Parceiro

    Vocês estão nessa juntos e não apenas durante a relação sexual

    PERGUNTAS FREQUENTES

     

      Sim. A esponja contraceptiva não é afetada de forma nenhuma.

      A esponja é um contraceptivo vaginal sem hormônio que não atrapalha o seu ciclo menstrual.

      Se tiver problema para tirá-la ou achar que partes dela ainda estão na sua vagina, siga cuidadosamente as instruções na bula sobre como fazer a retirada. Se ainda tiver problema para retirar a esponja, procure imediatamente atendimento médico.

      Você pode usar a esponja quantas vezes quiser, mas não durante o período menstrual.

      Não, a esponja deve ser inserida antes de você ter relação sexual. Depois de o pênis entrar na vagina, é maior a chance de engravidar, porque pode haver vazamento de esperma sem ejaculação e com ejaculação.

      A esponja é feita de material macio e confortável, parecendo o tecido vaginal normal. Alguns parceiros podem sentir a esponja durante o ato sexual, mas isso geralmente não é desagradável.

      A esponja contraceptiva é mantida no lugar pelos músculos da parte superior da vagina. A ondulação na esponja ajuda a mantê-la no lugar, cobrindo o colo do útero. A abertura da vagina para o útero é pequena demais para a esponja passar. Não há como a esponja chegar a nenhuma outra parte de seu corpo.

      A esponja contraceptiva não deve rasgar com movimentos musculares normais dentro da vagina nem mesmo durante o ato sexual. Tenha cuidado para não empurrar a esponja com a unha, quando for inseri-la ou retirá-la. Pode haver uma separação bem pequena, mas isso não afeta a capacidade contraceptiva da esponja.