CONTRACEPÇÃO EM POUCAS PALAVRAS
- Existe um método de contracepção para todos os gostos
- Você pode escolher um de curta ou longa ação para se adequar ao seu estilo de vida
- É uma ótima ideia conversar com um profissional da área da saúde sobre os diversos métodos para encontrar um perfeito para você
O QUE É ISSO?
O que é Contracepção?
Com tantos métodos diferentes para escolher, você vai encontrar um que é perfeito para você. Os métodos diferem entre si em termos de eficácia, duração, como funcionam e onde você consegue ter acesso a eles.
Existem dois tipos principais: os métodos não hormonais e os métodos hormonais. Os métodos hormonais introduzem hormônios no seu corpo para que ele aja de forma diferente, alguns impedem totalmente a liberação de óvulos e outros apenas dificultam o acesso dos espermatozoides aos óvulos liberados. Os métodos não hormonais, como os de barreira impedem que os espermatozoides se aproximem do óvulo antes de mais nada, bloqueando-os assim que são liberados.
Existem outros métodos, mas eles são geralmente considerados menos confiáveis ou com eficácia menor, e um profissional da área da saúde e este site têm mais informações para você explorar todos os métodos disponíveis para você.
NADA DE MITOS COMIGO!
PERGUNTAS FREQUENTES
Ainda circula uma opinião antiquada de que usuárias de longa data de contraceptivos hormonais devem fazer uma pausa regular no uso, por alguns meses, para permitir que o corpo se "recupere" dos hormônios contidos nesses medicamentos. É por isso que algumas mulheres deixam de tomar contraceptivos hormonais durante várias semanas ou meses. Hoje sabemos que não há razão para fazer pausa no uso de hormônios, podendo até ser prejudicial e causar uma gestação não planejada.
Fazer tais pausas não melhora a capacidade para conceber: o intervalo de tempo em que se faz uso de hormônios não tem influência nisso.
Depende do tipo de pílula. A maioria das pílulas funciona durante um ciclo de 28 dias incluindo o placebo ou o período de pausa, o que significa que você tem uma cartela para cada ciclo.
Com alguns você deve tomar uma pílula hormonal todos os dias. Com outros você deve tomar uma pílula hormonal todos os dias durante 21, 24 ou até 26 dias do ciclo menstrual, e então tem uma pausa de 7, 4 ou apenas 2 dias onde não é tomado nenhuma pílula ou é tomado um placebo.
Durante este intervalo, você permanece protegida e terá uma menstruação com sangramento.
Em geral, a inserção do SIU é bem tolerada pela maioria das mulheres. Algumas usuárias podem sentir dor e tontura após a inserção, que normalmente desaparecem depois de um curto intervalo de repouso. Antes da inserção pode-se utilizar analgésicos comuns ou aplicar anestesia local no colo uterino.
Comparado aos métodos hormonais, camisinhas são menos eficazes e confiáveis na proteção contra a gravidez, porém, elas são o único método que oferece proteção contra DSTs, incluindo HIV/AIDS.
Não, não é aconselhável a reutilização de nenhum preservativo - masculino ou feminino. Deve-se usar uma nova camisinha em cada ato sexual.
O coito interrompido é menos efetivo que a maioria dos outros métodos contraceptivos. Comumente usado, é apenas 78% efetivo, o que significa que 22 a cada 100 mulheres das quais os parceiros adotam este método ficarão grávidas durante um ano.
Se você estiver tomando as pílulas regularmente, é muito pouco provável que esteja grávida. A pílula tem elevado índice de eficácia. Se o período não vier, não significa necessariamente que você esteja grávida desde que você tenha tomado a pílula como indicado. Pode ser que a parede que reveste o útero não tenha se desenvolvido muito e, portanto, não é expulsa. Se a menstruação não vier por mais de dois meses seguidos, fale com o seu médico ou profissional da área da saúde antes de começar a nova cartela.
A pílula de emergência deve ser tomada no prazo de até 5 dias após a prática de sexo não seguro. Quanto mais cedo for tomada, mais eficaz é. Se for tomada no prazo de 12 horas após a relação sexual sem proteção obtém-se o máximo de eficácia.
De forma nenhuma. De qualquer forma, é muito melhor tomar banho e cuidar para que não chegue perto da vagina nada com o conteúdo da ejaculação no intervalo de uma a seis horas, tempo de sobrevivência dos espermatozoides fora do corpo.