O ADESIVO CONTRACEPTIVO
O adesivo é concebido para aderir à pele por uma semana, mas se realmente desgrudar, você precisa substituí-lo o mais rápido possível, pois ele perde a eficácia como controle da natalidade decorridas mais de 24 horas. Se passar mais de 24 horas entre o adesivo se soltar e ser substituído, será necessário usar outro método auxiliar de contracepção, tais como camisinhas, por uma semana.
Não é possível ver nenhuma alteração no adesivo nem sentir que está fazendo efeito, mas ele libera continuamente os hormônios estrógeno e progesterona na corrente sanguínea. Você só precisa se lembrar de trocar o adesivo uma vez por semana durante três semanas e de iniciar o ciclo seguinte de aplicação após a quarta semana sem uso.
Não, você pode mudar um pouco o local de aplicação a cada semana. O adesivo pode ser usado nas nádegas, no estômago, nas costas ou na parte superior do braço. Não o utilize nas mamas. Consulte a bula do produto para ver os locais possíveis de aplicação.
O adesivo adere bem e raramente se solta. Você pode tomar banho, nadar e fazer exercício físico, quando estiver usando-o. O adesivo deve ser aplicado na pele seca e limpa e você deve evitar o uso de cremes ou loções perto do local da aplicação, para garantir que ele se fixe o máximo possível. O adesivo contraceptivo funciona, liberando os hormônios estrógeno e progesterona na corrente sanguínea.
Sempre aplique o adesivo contraceptivo na pele seca e limpa. Não use loção, creme, óleo, pó nem maquiagem na pele onde você vai colocar o adesivo nem por cima ou perto de onde foi aplicado. Esses produtos podem fazer com que o adesivo desgrude ou fique solto.
Não, o adesivo contraceptivo deve ser usado todo dia durante 21 dias, faça ou não sexo. Aplique um novo adesivo contraceptivo no mesmo dia da semana durante 3 semanas consecutivas, por um total de 21 dias. Na 4a semana você não aplica nenhum adesivo.
O adesivo precisa ser trocado no mesmo dia de cada semana (o dia de troca do adesivo), com a quarta semana sem uso, que é quando o período ocorre. O adesivo precisa ser trocado para garantir a liberação da quantidade correta de hormônios na corrente sanguínea. Cada adesivo tem capacidade de liberar apenas uma determinada quantidade. Se você atrasar a troca do adesivo por um ou dois dias, retire-o quando lembrar e coloque um novo. Você ainda precisa trocar esse adesivo no próximo dia de troca para ficar protegida contra gravidez. Se você atrasar mais de dois dias para trocar o adesivo, comece um novo ciclo de quatro semanas com o novo e utilize um método contraceptivo auxiliar, tais como preservativos, nos sete dias seguintes. O período pode ser mais curto ou ainda pode haver sangramento quando você colocar o próximo adesivo.
Se o adesivo não for aplicado nas primeiras 24 horas do seu período, você tem de utilizar um método contraceptivo auxiliar, tais como camisinha, capuz cervical ou diafragma, durante a primeira semana de uso do adesivo.
O seu período menstrual deve começar alguns dias depois de você retirar o terceiro adesivo (ou seja, durante a semana sem uso de adesivo).
Sangramento intermenstrual ou escape, que é o sangramento que pode ocorrer entre os períodos, variando de uma leve mancha a um fluxo mais intenso, são efeitos colaterais que podem ocorrer quando se utilizam contraceptivos hormonais. O sangramento irregular pode ocorrer nos primeiros meses de uso, mas também após algum tempo de utilização do adesivo. Esse tipo de sangramento é temporário e normalmente não é sinal de nenhum problema grave. É importante continuar a utilizar os adesivos de acordo com a programação. Se você tiver sangramento por mais de dois ciclos ou com duração superior a alguns dias, fale com seu médico ou profissional da área da saúde.