ESPONJA
Sim. A esponja contraceptiva não é afetada de forma nenhuma.
A esponja contraceptiva não deve rasgar com movimentos musculares normais dentro da vagina nem mesmo durante o ato sexual. Tenha cuidado para não empurrar a esponja com a unha, quando for inserí-la ou retirá-la. Pode haver uma separação bem pequena, mas isso não afeta a capacidade contraceptiva da esponja.
A esponja não se dissolve. Em alguns casos, como durante os movimentos intestinais, a esponja pode ser expulsa. Se ela não estiver no lugar por 6 horas após a última relação sexual, você deve imediatamente inserir uma nova esponja. Não recoloque a que foi expulsa.
Você pode usar a esponja quantas vezes quiser, mas não durante o período menstrual.
Se tiver problema para tirá-la ou achar que partes dela ainda estão na sua vagina, siga cuidadosamente as instruções na bula sobre como fazer a retirada. Se ainda tiver problema para retirar a esponja, procure imediatamente atendimento médico.
Muitas mulheres têm escape entre os períodos, especialmente durante a ovulação. Se o sangramento menstrual for fora do comum, contínuo ou intenso, consulte seu médico ou profissional da área da saúde.
A esponja contraceptiva é mantida no lugar pelos músculos da parte superior da vagina. A ondulação na esponja ajuda a mantê-la no lugar, cobrindo o colo do útero. A abertura da vagina para o útero é pequena demais para a esponja passar. Não há como a esponja chegar a nenhuma outra parte de seu corpo.
A esponja é feita de material macio e confortável, parecendo o tecido vaginal normal. Alguns parceiros podem sentir a esponja durante o ato sexual, mas isso geralmente não é desagradável.
Algumas mulheres relatam que a esponja absorve parte da secreção vaginal natural. Para ajudar a evitar esse problema, é importante que você deixe a esponja bastante molhada antes do uso. Se isso se tornar um problema para você, recomenda-se o uso de lubrificante à base de água com a esponja.
A esponja é um contraceptivo vaginal sem hormônio que não atrapalhe o seu ciclo menstrual.
Não, a esponja é menos eficaz que o DIU hormonal ou SIU e a pílula. De 12 a 24 mulheres engravidam durante o uso da esponja por um ano, o que é muito mais em comparação à pílula ou ao SIU.
Não, a esponja deve ser inserida antes de você ter relação sexual. Depois de o pênis entrar na vagina, é maior a chance de engravidar, porque pode haver vazamento de esperma sem ejaculação e com ejaculação.